NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Projeto usa a equoterapia no atendimento de vĂ­timas de violĂȘncia sexual

MĂ©todo terapĂȘutico com cavalos estĂĄ sendo implantado em TubarĂŁo

Uma proposta inovadora conta com a equoterapia para ajudar na recuperação de vĂ­timas de abuso sexual em Santa Catarina. O Projeto Liberdade foi desenvolvido pela Delegacia de Proteção Ă  Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami) de TubarĂŁo e SĂŁo JosĂ© e iniciou as atividades. Atualmente, oito adolescentes, sendo quatro de TubarĂŁo e quatro de SĂŁo JosĂ© sĂŁo atendidos no projeto. A terapia Ă© gratuita e acontece semanalmente no Centro de TradiçÔes GaĂșchas (CTG) Tio Preto, em SĂŁo JosĂ©.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A delegada JucinĂȘs Ferreira, da Delegacia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami), conta que o projeto Ă© piloto e surgiu a partir da necessidade da delegacia, da realidade dos profissionais que assistem diariamente o sofrimento de adolescentes. Principalmente quando se trata de abuso sexual, que deixam marcas e podem prejudicar o desenvolvimento sadio das vĂ­timas.

 “O programa de terapia com os cavalos jĂĄ Ă© internacionalmente reconhecido e usado em vĂĄrios tratamentos. Agora estĂĄ sendo inovado, sendo utilizado na recuperação de vĂ­timas com traumas e problemas psicolĂłgicos sofridos pelo abuso sexual”, explica a delegada.

 O projeto inicial vai atender adolescentes encaminhadas pela DPCami dos municípios de Tubarão e São José e, posteriormente, os resultados serão apresentados para as autoridades governamentais para possível implementação como um programa estadual.

 O mĂ©todo consiste numa dinĂąmica reconhecida no tratamento de crianças e adolescente, atĂ© adultos portadores de doenças mentais, motoras e autistas, e que assim se vislumbrou o uso desse mĂ©todo para tratar problemas psĂ­quicos, no intuito de promover a saĂșde nĂŁo sĂł fĂ­sica, como tambĂ©m emocional dessas vĂ­timas.

 

 “GostarĂ­amos de promover a reabilitação psicolĂłgica e oportunizar um espaço para as experiĂȘncias vividas pelas adolescentes que passaram por violĂȘncia sexual. O cavalo promove esse acolhimento. Ele auxilia a expressar as emoçÔes relacionadas aos traumas atravĂ©s do autoconhecimento. Contribui para o aumento da autoestima a partir do vĂ­nculo com o animal, guiando e liderando ele. Ressignificar eventuais sentimentos de culpa que as vĂ­timas passaram”, explica a fisioterapeuta habilitada em equoterapia do Centro de Equoterapia Novo Horizonte, em SĂŁo JosĂ©, Ana Beatriz Tonelli.

 

 Os benefĂ­cios sĂŁo enormes e o trabalho Ă© realizado de forma sĂ©ria e terapĂȘutica, numa dinĂąmica de brincar com cavalos. SĂŁo profissionais como psicĂłlogos, fisioterapeutas, terapeutas e toda a rede da PolĂ­cia Civil de Santa Catarina, sob o apoio e projeto de adesĂŁo da PC Por Elas, envolvido no Projeto.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar