Notícias de Criciúma e Região

Projeto sobre bocas-de-lobo inteligentes é apresentado para minimizar impactos com as chuvas

Com o intuito de minimizar problemas causados pelas chuvas, diminuindo assim alagamentos, enchentes e acúmulo de lixo nos bueiros e galerias pluviais, um novo projeto de lei de autoria do vereador Juarez de Jesus (PSD) foi apresentado e aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 17, no Legislativo. É o PL 13/21 que Dispõe sobre a instalação de equipamento denominado “boca-de-lobo inteligente” nas vias públicas do Município de Criciúma/SC. O sistema conta com uma caixa coletora instalada no interior dos bueiros que age como uma peneira, impedindo a passagem do lixo.

“Não se desconhece que o Município vem enfrentando constantes entupimentos de bueiros, principalmente em épocas de chuvas intensas. Procuramos informações para melhorias do sistema de drenagem das águas pluviais, e consideramos que poderá ser eficiente para o Município à implantação do projeto denominado “boca-de-lobo inteligente”, enfatizou o vereador que teve sua matéria aprovada por unanimidade.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Conforme o parlamentar, o equipamento de fácil manuseio pode ser operado pelos mesmos responsáveis pela limpeza pública municipal, que hoje já realizam esta função, entretanto, utilizando-se de recursos primários, como enxadas e trabalho excessivo braçal, acarretando perda de tempo, desperdício de energia e homens que poderiam desempenhar outras tarefas.

Como funciona: A caixa coletora é instalada dentro dos bueiros com capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros da cidade. Ela age como uma peneira, retendo os resíduos e deixando a água passar. Isso impede que os bueiros fiquem obstruídos na hora das chuvas, e reduz a poluição de rios e córregos, evitando enchentes.

“O equipamento vem sendo utilizado em alguns municípios brasileiros com indicativo de bom funcionamento, como exemplo São Paulo, Itapema, em Santa Catarina, Três Pontas, Poços de Caldas, Barbacena e Santo Antônio do Amparo, em Mina Gerais”, pontuou, lembrando ainda da redução dos gastos com a limpeza e desentupimento de galerias pluviais, se bem operacionalizado.

O vereador finalizou, reforçando que, a instalação restringe-se inicialmente aos novos bueiros e alternativamente quando o município for fazer sua revisão no sistema de rede de drenagem de águas pluviais das vias públicas.

Você também pode gostar