Notícias de Criciúma e Região

Projeto inédito de iluminação de Natal em Criciúma é apresentado aos lojistas

A parceria entre a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) foi responsável pelo desenvolvimento de um projeto que pretende transformar Criciúma em uma atração turística no período natalino, com enfeites e iluminações nos parques e nas principais áreas comerciais do Centro e dos maiores bairros do município.

“Natal, um presente para Criciúma” é o mote da decoração que foi apresentada na noite desta quarta-feira, 25, para os lojistas, durante o Café de Ideias, evento realizado mensalmente pela CDL. Cerca de 100 pessoas estiveram reunidas na Fundação Cultural de Criciúma (FCC) para o evento.

Na ocasião, o presidente da CDL Tiago Marangoni, abriu a apresentação ressaltando a importância desta data para o comércio local. “Sabemos do momento difícil que passamos. Mas, esperamos um Natal muito melhor em 2021. Para isso, contamos com o apoio de todos, desde aquela árvore montada dentro de cada casa, até as iluminações nas fachadas, nas ruas e nos bairros”, destaca Marangoni.

Foto: Maiquel Machado/Portal Litoral Sul

Em seguida, o presidente da FCC, Zalmir Casagrande falou um pouco mais sobre a proposta de investimento na decoração natalina. Casagrande ainda salientou que o poder público está apostando na cidade e no comércio, pois pretende ter o retorno com a satisfação das pessoas e o incremento de vendas do comércio no período. “Buscamos uma empresa que é especializada em iluminação natalina e já atua em 71 cidades no país, entre elas, Canela (RS).  Estamos plantando um sementinha aqui em Criciúma”, enfatiza.

A apresentação do projeto foi feita pelo diretor de cultura da FCC, Clairton Rosado. A Praça do Congresso será o eixo principal dos equipamentos natalinos, nela serão montadas a Casa do Papai Noel, onde ficava o antigo Café, será feita uma decoração especial no contorno do lago. Além de portais com tuneis/corredores de luzes, uma árvore de Natal e uma caixa de presente gigante, para que a população possa interagir com as decorações.

Foto: Maiquel Machado/Portal Litoral Sul

No Paço Municipal será montado um laço de presente iluminado na fachada, no Parque Altair Guidi. A árvore de natal de 15 metros e a caixa de presente estarão próximas ao Monumento das Etnias. Enquanto no Parque dos Imigrantes eles ficarão próximos da Atafona, e no Parque das Nações, em frente a Estação do Trenzinho. A Praça da Chaminé, na Próspera, também será iluminada.

“Hoje apresentamos só um spoiler. Ainda teremos muito mais locais que receberão iluminação natalina”, explica o diretor cultural.

Calendário de eventos natalinos

Também foi apresentado o calendário de eventos natalinos, que inicia no dia 4 de novembro, com o acendimento das luzes de Natal. Nos três primeiros sábados de novembro ainda serão realizadas atividades nos parques com programações de palco, que abrirão espaço para os alunos das oficinas da FCC, feiras de artesanato, gastronômica e de Pet, pontos de esporte. Em cada parque, serão realizadas ações especiais, como: o Skate Noel, no Parque Altair Guidi; Maratonoel, no Parque dos Imigrantes; e passeio ciclístico, no Parque das Nações. Os eventos serão realizados das 17 horas às 21 horas.

No dia 6 de novembro ainda será lançada a Árvore da Solidariedade, onde diversas entidades em parceria promoverão a arrecadação de doações, entre roupas e brinquedos, para a distribuição em bairros de maior vulnerabilidade social do município.

A abertura do Natal com a chegada do Papai Noel será no dia 26 de novembro e estão sendo realizadas tratativas para a realização de um concerto com a Camerata de Florianópolis.

História inspiradora

Ao final do encontro, algumas pessoas foram trazer ideias que desenvolvem para valorizar o espirito natalino e embelezar suas lojas nesta época do ano, entre eles, estava Fábio Lourenço. Proprietário de uma loja de calçados na Próspera, desde 2007 ele enfeita o seu estabelecimento e a cada ano busca melhorar as decorações, que viraram atração no bairro. “Até hoje me emociono depois que vejo a decoração pronta. Fico muito feliz em ver que pessoas acabam indo até a loja só para admirar e tirar fotos na época do Natal”, conta o lojista.

Ele começou o enfeites utilizando pisca-pisca simples, que ao longo do tempo foi substituído por luzes mais resistentes. A criação dos projetos de decoração são de autoria própria. “Não digo que não há um custo financeiro, mas ao mesmo tempo é um investimento e vale a pena” ressalta.

O presidente da CDL, destaca também que neste ano as ações promocionais começarão desde novembro, com muitos sorteios, premiações e movimentação do comércio local.

Você também pode gostar