Projeto estimula a alimentação saudável

Incentivar e conscientizar os alunos a ter uma alimentação saudável, consumindo produtos originários da terra e sem elementos químicos. Esta é a proposta do projeto Hortaliça nas Escolas, promovido pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa que teve início na terça-feira, dia 29, no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Eng. Jorge Frydberg, prevê o plantio de mudas de hortaliças pelas crianças auxiliadas pelo professor.

Conforme o diretor de Educação Ambiental, Unidades de Conservação e Arborização da Famcri, Christophe Maximiano de Lima, os alunos são supervisionados por professores e recebem o auxílio de profissionais da Famcri. “Queremos que as crianças tenham prazer em comer esses alimentos. Foi plantado mudas de repolho, cenoura, rúcula, pepino, alface, entre outras verduras e legumes”, relata. “Recebemos a doação de aproximadamente 100 mil sementes. Produzimos oito mil mudas, que é a capacidade que nossas bandejas suportam, mas à medida que vamos levando as mudas para as hortas, vamos semeando mais hortaliças”, explica Lima. As mudas estão sendo produzidas no Horto Florestal Antônio José Tolé Guglielmi.

De acordo com a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, o plantio será realizado em etapas. “Até agora, 11 escolas se prontificaram a receber o projeto. Vamos implementar aos poucos, buscando alcançar as 72 escolas da rede municipal. Pretendemos finalizar as instalações até o fim do próximo ano”, revela.

Para o prefeito interino de Criciúma, Ricardo Fabris, é importante estimular a alimentação saudável desde a infância. “Os produtos plantados nas escolas são totalmente orgânicos e serão cultivados da mesma forma. Os alunos serão responsáveis pela manutenção dos alimentos, e acreditamos que vão gostar de consumir as hortaliças que eles mesmo produziram. O objetivo é que levem o gosto pelos alimentos saudáveis para dentro de suas casas”, finaliza.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.