Projeto gratuito auxilia no combate a obesidade infantil

Segundo o Ministério da Saúde, uma a cada três crianças brasileiras apresenta excesso de peso, o resultado se dá por meio do mau hábito alimentar. Além disso, o sedentarismo também é causador desta estatística. E para combater uma realidade assustadora, a Unesc está com um novo projeto, gratuito, que traz como tema “Exercício Físico e a Capacidade Respiratória de Crianças com Sobrepeso e Obesidade”. As inscrições já estão abertas e ocorrem até o dia 25 de agosto.

A residente multiprofissional da Unesc e idealizadora do projeto, Mari Reiter, comentou que, por conta da obesidade e do sobrepeso, os problemas respiratórios surgem. “Ocorre o aumento da demanda ventilatória, que muitas vezes é acompanhado de fadiga aos esforços e limitações para algumas atividades de vida diária. Crianças obesas podem apresentar alterações na distribuição da ventilação, com risco de manifestar anomalias nas trocas gasosas”, ressaltou.

Inicialmente, as crianças vão passar por testes de aptidão física – cardiorrespiratório força abdominal e resistência – e espirometria, para avaliar a capacidade respiratória, bem como composição corporal. Após as avaliações, iniciam as atividades práticas com exercícios físicos funcionais.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever por meio do Gepps (Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde), pelo telefone 3431-2572.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.