Projeto em parceria com a Unesc busca revisar o perímetro urbano de Lauro Muller

A parceria entre o Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc e a Prefeitura de Lauro Müller ganhou um novo capítulo. Na última semana, técnicos do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) estiveram reunidos com técnicos da Administração Municipal lauro-milense para discutir estudos e propostas para a revisão do perímetro urbano do município.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui 

Ainda antes de debater a revisão, o novo coordenador do Cegeo, Jóri Ramos Pereira, foi apresentado aos representantes da Administração Municipal. Na ocasião, ele ressaltou a importância do estudo para a Unesc e para o município, bem como a integração entre profissionais do Cegeo e técnicos da Prefeitura. “Parabenizo a iniciativa do município de procurar este serviço tão importante para a gestão territorial e desenvolvimento de Lauro Müller”, comentou Pereira.

Saiba mais sobre a revisão do perímetro urbano

Durante a reunião, uma proposta de novo perímetro urbano lauro-milense foi debatida junto aos profissionais do Cegeo e técnicos da Prefeitura. A proposta partiu do Conselho das Cidades de Lauro Müller. “Recebemos a proposta, e agora vamos avaliar e aplicar estudos técnicos para aprimorar e melhorar ainda mais a nova delimitação do perímetro urbano”, colocou a arquiteta e urbanista do Cegeo, Renata Moretto Urbano.

Além dos profissionais do Cegeo e técnicos da Prefeitura, o representante da Epagri, Paulo Cesar Freiberger, também esteve presente na reunião. Ele auxiliou ambos os lados a entenderem aspectos fundamentais do município e que devem ser respeitados durante os estudos para delimitação de novo perímetro urbano. “Temos que levar em conta a grande força que o agronegócio exerce no município, principalmente com a suinocultura, avicultura, gado leiteiro, fumo e milho”, explicou Renata.

Outro ponto debatido foi o agroturismo, modalidade turística que vem sendo estudada pelo Município de Lauro Müller. “Será um estudo de revisão minucioso e com foco nas paisagens naturais do município, bem como as rotas turísticas gastronômicas, históricas e culturais que Lauro Müller procura expandir”, detalhou Renata.

A equipe do Cegeo já iniciou os trabalhos referentes à primeira revisão do perímetro urbano do município, que seguirá para revisão por parte do Conselho das Cidades. “Aí, partimos para as oficinas participativas com as comunidades envolvidas”, apontou a arquiteta e urbanista do Cegeo, Helen Bernardo Pagani. “Com este contato, saberemos como funciona cada localidade, suas especificidades, anseios e necessidades a serem abordadas na revisão do perímetro urbano”, frisou Helen.

A revisão do Perímetro Urbano é apenas a primeira parte de uma série de atividades a serem executadas pelo Cegeo em Lauro Müller. Outros produtos incluem a implantação do Sistema Geo, cadastro imobiliário, rede Geodésica, Planta de Valores Genéricos, Plano Diretor, Código de Obras, Tributário e Postura e Diagnóstico Socioambiental.

 

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.