Projeto EducAmente da Secretaria de Educação de Criciúma é destaque de boas práticas
Desenvolvido em 2023, o projeto visa o acolhimento e o cuidado com a saúde mental dos professores da rede
O projeto EducAmente, desenvolvido pelo serviço de psicologia do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Secretaria de Educação de Criciúma, foi premiado na categoria Boas Práticas durante o Summit Cidades realizado no último mês em Florianópolis. O evento reúne entidades do setor público de Santa Catarina para compartilhar experiências e impulsionar o desenvolvimento dos municípios por meio de práticas inovadoras.
Desenvolvido em 2023, o projeto visa o acolhimento e o cuidado com a saúde mental dos professores da Rede Municipal de Ensino de Criciúma, entre as atividades organizadas, está a formação de grupos psicoeducativos para abordar temas como medo, ansiedade e estresse. Além disso, durante o programa os docentes aprenderam técnicas de autorregulação e relaxamento. “Cuidar da saúde mental do professor é o principal objetivo, afinal quem cuida também merece cuidado. A relação que se estabelece entre professor e estudantes para aprendizagem gera também um vínculo afetivo, e a qualidade dessa conexão influencia o processo de aprendizagem. Neste sentido, fica muito clara a necessidade de dar este tipo de apoio ao professor, cuidando da saúde mental destes profissionais”, considera a psicóloga do NAP, Andreia Dal Pozzo.
De acordo com a equipe responsável, após a criação do EducAmente foi possível observar resultados como a melhora no bem-estar dos docentes da rede municipal. Além disso, as ações impactaram também, na relação dos estudantes com o espaço escolar e na promoção de processos de aprendizagem mais efetivos. “Estamos orgulhosos em receber desta premiação por meio de um projeto criado por e para os profissionais da educação, que impactaram de forma tão significativa professores e alunos”, destaca a Secretária Municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim.
Projeto será retomado no segundo semestre
O projeto EducAmente será retomado pela Secretaria Municipal de Educação a partir do segundo semestre de 2024. “Realizando ações com aqueles que são personagens tão importantes do processo de ensino e aprendizagem, contribuímos diretamente para a promoção do aprendizado do estudante em sala de aula”, finaliza a coordenadora do NAP, Silvana Bento.