Projeto do Sebrae/SC oferece soluções de baixo custo e alto impacto a qualquer modelo de negócio
Novo ciclo do programa Agentes Locais de Inovação inicia na próxima quinta-feira, 15
Em agosto, o Sebrae/SC inicia um novo ciclo do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), voltado para aumentar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios em Santa Catarina. O programa, que está na fase de prospecção de novas empresas, oferece soluções de baixo custo e alto impacto, adaptáveis a qualquer modelo de negócio.
Está sendo realizada a seleção das empresas para participar do ciclo. A primeira aula presencial acontece na próxima quinta-feira, 15. As empresas interessadas podem procurar o Sebrae ou entrar em contato pelo telefone (48) 3403-2202 para participar. Será feito um diagnóstico inicial, seguido pela apresentação do programa e a continuidade da metodologia com cada participante.
A agente local de inovação do Sebrae/SC, Karine Cearon, explicou que a dinâmica do programa inicia com o diagnóstico inicial. “A gente faz um levantamento dos problemas, identifica com o empresário quais são as principais dores, o que mais ele gostaria de mudar e ajuda ele a priorizar um problema. Então é um programa personalizável, a gente consegue atender qualquer modelo de negócio, serviço, indústria, comércio, indiferente do segmento, porque a gente olha muito para a necessidade da empresa”, disse.
Durante o ciclo do programa, os consultores do Sebrae/SC visitam as empresas participantes, entendendo suas necessidades em diversos setores, como gestão, marketing e operações. A partir desse levantamento, são identificadas as soluções mais adequadas para cada negócio.
“O ALI é um programa prático em que a empresa sai com alguma inovação já rodando. Em cinco meses, o empresário tem a oportunidade de olhar o negócio de um ângulo diferente e, de fato, identificar quais são as melhorias necessárias. Tudo isso com o acompanhamento de uma pessoa que tem a metodologia e o conhecimento do Sebrae”, destacou Karine.
Agente Local de Inovação
O Projeto Agentes Locais de Inovação, que existe há mais de 12 anos, é parte do Programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do Governo Federal para aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras. Segundo o gerente Regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, o Brasil Mais oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.
“A metodologia visa a utilização de um conjunto de ferramentas que mapeia a empresa, identifica as dores e oportunidades e monta um plano de ação para implementação, aumento de produtividade, redução de custos e melhoria de desempenho,” explicou o gerente.
O programa oferece nove encontros entre o empresário e o agente de inovação, sendo seis encontros individuais e três coletivos, com aplicação de ferramentas de inovação e atendimento realizado na empresa, totalmente subsidiado pelo Sebrae.