Já pensou em receber orientações para repensar o seu negócio ou até tirar uma ideia do papel? Pois a Unesc tem auxiliado empresários e futuros empresários com o Plano de 60 dias. O projeto realiza consultoria gratuita com o propósito de estimular a inovação na gestão das empresas na região. Neste semestre, empresários, microempresários e acadêmicos se encontraram para discutir sobre a sua empresa e na quarta-feira, 6 no último encontro do ano, socializaram as atividades realizadas.
O objetivo do projeto é que durante o período de 60 dias, empresários da região encontrem-se com acadêmicos da sétima fase de Administração para que apliquem uma consultoria voluntária. Acompanhados de professores da Unesc, os participantes trocam experiências e procuram solucionar casos próprios junto com os estudantes.
A proprietária e fundadora da marca Letricotë, Carla Almeida, estava procurando ajuda para administrar a sua empresa. Após buscas na internet, encontrou o projeto desenvolvido pela Unesc. “Eu tinha a empresa, mas era algo muito amador. Por o nome na marca e registrar ela é fácil, porém tem muitas outras coisas que tem por trás disso. Eu via essa necessidade, pois não sabia como crescer”, afirma.
Carla está participando da consultoria desde o início do ano, e após participar de duas edições do Plano, vê mudanças significativas na empresa. “Discutir o nosso problema para resolvê-lo é muito bom. Eu acredito que realizei 100% do que queria. Meu objetivo foi alcançado”, revela.
A aluna Julia Cardoso foi uma das consultoras de Carla. Segundo ela, a troca de experiências fora da sala de aula é o ponto forte do projeto. “Dar e receber informações é o principal objetivo. A troca de conhecimento fez com que eu me desafiasse para poder ajudar alguém”, explica. Já o acadêmico Diogo Estevam pontua que participar do Plano de 60 Dias é um diferencial do curso. “Ser consultor de uma empresa durante a graduação é aliar a teoria que a gente aprende desde o começo do curso com a prática na via real”.
Laís Costa é proprietária da Zakii. A empresa trabalha com produtos de moda afro e ela desenvolve diversas funções dentro do negócio. “Eu faço de tudo então percebi que não conseguiria desenvolver e ter um bom resultado sozinha. Aqui com a ajuda do meu consultor percebi que tinha um jeito, bastava me organizar”.
De acordo com a coordenadora do projeto, Gisele Coelho Lopes, o projeto tem uma metodologia diferente daquelas que geralmente se conhece numa consultoria tradicional. “Aqui na Universidade, o empresário coloca as suas queixas e juntos, consultores e empresa, debatem igualmente sobre diferentes possibilidades de gerenciar o negócio de forma assertiva. A troca de conhecimentos é o grande diferencial do que fazemos. O que queremos é que as empresas tenham um espaço apropriado e acolhedor para pensar no negócio. Nem sempre esse tempo é possível no dia a dia, quando se fala em micro e pequenos negócios. Considerando o pouco tempo que os empreendedores possuem, colocamos a universidade a disposição com todo o seu potencial para apoiar e auxiliar na busca de soluções em gestão que vise o desenvolvimento socioeconômico destes empreendimentos”, afirma a professora da Unesc.