Notícias de Criciúma e Região

Programação para resgatar o significado da Páscoa é realizada em escolas de Morro da Fumaça

Partilha, apresentações, palestra e cenário com coelho de verdade, foram alguns dos destaques da programação organizada pelas unidades de ensino

A Semana Santa para os alunos das Escolas Municipais e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Morro da Fumaça contou com uma programação diferenciada organizada pelos profissionais de cada unidade de ensino. Durante a atividade, os educandos tiveram a oportunidade de participar de momentos de conversa sobre o sentido da Páscoa, os significados dos símbolos pascais, com o objetivo de resgatar o verdadeiro espírito da Páscoa.

“Nossa intenção é mostrar que esse período vai muito além de comprar ou ganhar ovos de chocolate. Tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, destacamos a importância da união, solidariedade, generosidade, amizade, espírito de coletividade e de compartilhamento”, pontua a secretária de Educação, Greicy Zaccaron. 

Na Escola Biazio Maragno, um cenário com um coelho de verdade, foi o responsável por promover a reflexão sobre o porque o animal é um dos símbolos da Páscoa. “Além de ser algo mágico para eles, porque a maioria deles nunca interagiu com um coelho, despertamos a atenção deles para conseguir trabalhar o tema e esclarecer que a Páscoa não é somente festa, que existe algo sagrado ligado a data e que o coelho neste contexto é apenas um símbolo, porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova, a exemplo do que a ressurreição de Jesus Cristo significa”, detalha a diretora Fabiana Padoin.

Com decorações distintas, todas as escolas tiveram como tema central a fraternidade. De forma lúdica, cada criança foi estimulada a trazer um lanche e todos participaram de uma partilha. “Nós organizamos um café, onde confraternizamos com os alunos da APAE que foram convidados a participar das atividades. Neste espírito de partilha, não houve lanche particular, pois todos dividiram seus lanches com os colegas, doando e recebendo de forma carinhosa e amistosa o que trouxeram de casa”, detalha a diretora da Escola Pietro Maccari, Carla Recco Sartor. 

Além das atividades em cada uma das escolas, no decorrer desta semana os educandos do município também realizaram visitas na Toca do Coelho, montada na Casa da Nonna.

 

 

 

Você também pode gostar