Programação da Semana ODS na Prática é lançada em Criciúma
Proposta é transparecer, de forma prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o engajamento de empresas, cooperativas, instituições de ensino e organizações da região
Distribuição de livros, mudas de árvores, coleta de tampinhas e materiais eletroeletrônicos, apresentação de projeto de reciclagem e outras ações devem marcar a Semana ODS na Prática, dos signatários do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. O intuito é transparecer, de forma prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o engajamento de empresas, cooperativas, instituições de ensino e organizações da região.
A programação iniciou nesta segunda-feira (23), com abertura e apresentação das atividades na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e segue até o sábado (28), com encerramento no Parque das Nações, das 14 às 18 horas, quando diversos signatários estarão no local, com importantes atrativos.
Para o presidente da Acic, Valcir José Zanette, realmente tem havido evolução e a participação das representações empresariais em torno do ODS. Segundo ele, as empresas estão se envolvendo e realizado uma série de trabalhos e ações. “Antes era feito, só que, ou por não terem conhecimento que faziam parte do ODS, era de forma interna. Nos últimos tempos as ações estão aparecendo mais, ou seja, o envolvimento está aumentando. As empresas estão percebendo a importância”, fala satisfeito.
Semana acontece nas cidades onde há comitês locais e/ou signatários
O ODS na Prática iniciou em 2019 e é realizado sempre na última semana de setembro, em vários países, em comemoração à assinatura do documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030”. A Semana acontece nas cidades onde há comitês locais e/ou signatários, pois trata-se de uma ação coordenada pelos Comitês Locais para dar visibilidade às iniciativas dos signatários relacionadas aos ODS. Atualmente, em Santa Catarina, existem quase 1.900 signatários do Movimento ODS, distribuídos em 118 municípios e articulados em 14 comitês.
“Temos um leque muito interessante, amplo, suficiente para abraçar todas as vertentes que querem a construção de uma sociedade mais justa, mais equitativa e sustentável”, aposta o coordenador do Comitê ODS de Criciúma, Fernando Barbosa. Conforme o coordenador, essa semana será um momento de imersão dos ODS na sociedade, como também, do lançamento da Carta de Recomendação à Sociedade com as práticas e estudos que tiveram em cima do nosso atlas de desenvolvimento sustentável de nossa região. “Precisamos cada vez mais aproximar a sociedade, desmistificar e mostrar de fato o que são os ODS a sua importância e as práticas que os nossos signatários estão fazendo com ações que a curto-médio-longo prazo modifiquem e melhorem a sociedade”, destaca.
Estudos, documentos e implementação dos ODS
Ele ainda destaca que hoje, existe um banco de dados que mostra as ações dos ODS, além de indicadores de nossa região. “Estamos como referência nacional e internacional na aplicação dos ODS enquanto movimento social, com isso, hoje temos uma capilaridade muito grande. Instituições de ensino, universidades, por exemplo, que usam na sua extensão, nos ODS. Prefeituras que se adequam aos projetos, até licitatórios. A Acic, que é a nossa instituição âncora, aplica os ODS na questão de reivindicação local, regional, em todo seu case e todas as suas práticas. Nós temos hoje uma influência muito forte através dos nossos signatários em nossa região e conseguimos devolver, vamos dizer assim, essa credibilidade através de ações, estudos, documentos, através da própria implementação dos ODS”, ressalta.
Veja a programação do ODS durante a semana
Acentra
Distribuição de livros de educação financeira e brindes, bem como um teatro de bonecos.
Acic e Núcleo de Sustentabilidade e Compliance
Ação de coleta de tampinhas e materiais eletroeletrônicos no estande. Também estarão promovendo uma Caminhada Ecológica.
Bairro da Juventude
Apresentação cultural de capoeira.
Carbonífera Catarinense
Apresentará as boas práticas da organização.
Carbonífera Metropolitana S.A.
Apresentação de ações da empresa e do tratamento de água com Jar Test. No espaço, também terá a tenda da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Carbonífera Rio Deserto e Ragro Minerais
Apresentação de ações da Rio Deserto e da Ragro Minerais, conectadas aos ODS, e lançamento de plataforma ESG.
Cristalcopo
Apresentará o projeto Recicla Junto e realizará dinâmicas com entrega de brindes
Comércio e Indústria de Sorvetes Eskimó
Apresentará projetos internos e realizará atividades voltadas ao público infantil. Também farão a distribuição de alguns produtos.
Eloware Participações
A Eloware é certificada Lixo Zero e apresentará as suas ações e campanhas. Também fará a distribuição de brindes de adubagem provenientes da composteira orgânica mantida na empresa.
Imbralit e Canguru (Grupo Jorge Zanatta)
Apresentará as boas práticas da organização.
Instituto Felinos do Aguaí
Fará a distribuição de mudas de árvores e de materiais educativos.
Instituto Alouatta
Apresentará o case do livro “Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí” e fará explanações sobre as atividades realizadas na região.
KL GAMA
Foco em eletroeletrônicos, reciclagem, destinação e pontos de coleta.
La Moda e ECOFAQ
A La Moda apresentará o programa de sustentabilidade e as formas de destinação de resíduos, como o tecido, que ocorre por meio de doações e do processo de coprocessamento. A Ecofaq estará em parceira para mostrar o processo de coprocessamento do tecido e também realizará doações de mudas nativas.
Ouro Negro Transportes
Em parceria com o Sest Senat, a Ouro Negro Transportes realizará atividade de auriculoterapia e apresentação do projeto do SEST sobre o enfretamento ao abuso sexual infantil. Também terá ponto de coleta de brinquedos para ação do “Natal mais luz”. Promoverá ainda aula de ritmo durante o evento.
Rac Saneamento
Apresentará as boas práticas da organização em se tratando dos ODS
Sarita Assis Pacheco e Disk Carimbos
Enfatizará o ODS 4 (educação de qualidade) por meio de uma gincana de perguntas e respostas.
Satc
Terá exposição de ações, carrinho elétrico e jogos e atividades relacionadas aos ODS
Sesc
Fará apresentação de espetáculo cultural e disponibilizará nutricionista para orientações gerais à população.
Unesc
Realização do projeto ViverCom nos parques (vivência e experiência na comunidade). A atividade consiste em ações que abrangem saúde, meio ambiente, cultura e os ODS.
Unimed Criciúma
Realizará ação com nutricionista. Terá mesa expositora de açúcares e gorduras, aferição de pressão e teste de glicose, bem como distribuição de frutas.