Programa “Saúde na Hora” de Siderópolis completa um ano
Iniciativa já realizou quase 3 mil atendimentos em consultas médicas
O programa “Saúde na Hora” comemorou nesta quarta-feira, dia 26, seu primeiro ano de funcionamento em Siderópolis. Ao todo, foram realizados quase 3 mil atendimentos em consultas médicas, além de consultas odontológicas, testes rápidos, preventivos, entre outros serviços.
Desde sua criação, a iniciativa tem proporcionado atendimentos essenciais e em horário estendido: das 17h às 21h, beneficiando especialmente trabalhadores que não podem se deslocar às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante o horário comercial.
Equipe e Estrutura
O atendimento conta com uma equipe composta por uma médica, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, um dentista e um auxiliar de odontologia. São ofertados todos os principais serviços de atenção primária à saúde, como consultas com clínico geral, solicitação de exames, realização de exame preventivo, vacinação de adultos e vacinas de campanhas, além de procedimentos básicos como curativo e administração de medicação.
Agendamentos
Os agendamentos podem ser feitos tanto presencialmente quanto por telefone, o 3435-8931, e os atendimentos ocorrem na Unidade de Saúde Dr. Gyrão, localizada no centro da cidade. “Pela primeira vez, Siderópolis oferta este serviço com horário especial.”, comenta o prefeito Franqui Salvaro.
Apesar dos bons resultados, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população colabore com a responsabilidade de comparecer aos agendamentos ou, ao menos, desmarcar com antecedência para que outras pessoas possam ser atendidas.
Números de atendimentos
Durante este primeiro ano, o programa alcançou as seguintes marcas:
- Consultas Médicas: 2.839 atendimentos
- Consultas Odontológicas: 1.680 atendimentos
- RX Odontológico: 800 atendimentos
- Preventivos: 149 atendimentos
- Testes Rápidos (Sífilis, HIV, Hepatite B e C): 57 atendimentos
- Solicitação de Mamografia: 36 atendimentos
- Procedimentos Diversos (Curativos, Retirada de Pontos, Fluidoterapia, Administração de Medicamentos, HGT, Controle de Pressão, Lavagem Otológica e Pequenas Cirurgias): 610 atendimentos
- Vacinas em Adultos, Adolescentes e Campanhas: 600 atendimentos