Notícias de Criciúma e Região

Programa da Unesc oferece bolsas de estudos de 50% e 100% a estudantes negros e indígenas

Edital do programa de Equidade Racial da Unesc pode ser acessado no link: https://www.unesc.net/portal/capa/index/233/. 

Ampliar o acesso a bolsas de estudos a estudantes negros – pretos e pardos, e indígenas. Esta é a proposta da Unesc com o lançamento do Programa de Equidade Racial, publicado na última quarta-feira, 10.O propósito é de oferecer nesta primeira edição 255 bolsas de estudos de 50% e 100%, além disso, pessoas com renda de até 1,5 salário-mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários-mínimos, pode obter 50% de bolsa.

No sábado pela manhã, uma equipe da Unesc esteve na Praça Nereu Ramos divulgando o programa e a vendedora Natália Martins, 24 anos, se interessou. Segundo ela, seu marido deve cursar direito, já ela optou pela área de enfermagem. “Como surgiu essa oportunidade resolvemos nos informar. Segunda-feira, ele já vai até a universidade levar a documentação para fazer a matrícula”, contou ela.

Primeiro estudante matriculado – Bolsa equidade racial – Foto: Agecom Unesc

Uma causa de todos

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o diálogo em torno da construção do programa iniciou há cerca de cinco anos, culminando com o lançamento nesta semana. “As nossas universidades são brancas, mas nossa população negra, parda e indígena é muito representativa. Nos perguntamos: onde estão essas pessoas? Porque não estão acessando uma Universidade que é comunitária e tem em seus propósitos a inclusão, a diversidade, o respeito a todas as pessoas independente de raça, credo religioso, ideologia e orientação sexual”, destacou.

O Programa de Igualdade Racial assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. “Os acadêmicos negros, pardos e indígenas podem estar onde eles quiserem, mas, se tiverem acesso a uma educação superior de qualidade, com certeza terão também melhor acesso ao mundo do trabalho, ascenderão a cargos de representação e liderança na sociedade e nas organizações em maior escala do que temos hoje”, ressalta a reitora.

Foto: Arquivo Agecom Unesc

Marco para a Universidade e para a sociedade

“Um marco”. É assim que a coordenadora do Neabi, Normélia Ondina Lalau de Farias define o Programa de Equidade Racial da Unesc.  “Estou muito feliz e agradeço, meio que sonhando acordada. É a realização de um sonho, o resultado da busca, da luta, da resistência neste espaço que é branco, onde uma pessoa com a sua clareza, a sua visão, o seu conhecimento, a sua observação e, acima de tudo, com a sua sensibilidade, entendeu que já era tempo de isso acontecer. Nós, enquanto Neabi, nos rendemos com gratidão a todos e, principalmente a reitora Luciane Ceretta, pela coragem de abraçar esse processo tão necessário para uma reparação histórica, principalmente na nossa Região do Sul do estado”, fala.

O edital completo do programa de Equidade Racial da Unesc pode ser acessado no link: https://www.unesc.net/portal/capa/index/233/.

Você também pode gostar