Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] Profissionais de saúde disponíveis do nascer ao pôr do sol para salvar vidas

Desde às sete horas da manhã desta segunda-feira, 21, a população passou a contar com um helicóptero exclusivo para o transporte de pessoas em situações de urgência e emergência. A proposta é de que a agilidade seja o fator essencial para salvar vidas em situações como afogamentos, acidentes de trânsito, parada cardíaca e outros, principalmente em locais onde o acesso não é tão fácil.

A cerimônia de início da operação do Serviço Aeromédico (Sarasul), que irá atender os 45 municípios do sul de Santa Catarina aconteceu nesta tarde, 21, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi e contou com a presença de autoridades.

Na oportunidade foi entregue um documento em nome da Associação dos Municípios da Região Carbonífera ( Amrec), para a deputada Giovana de Sá, solicitando uma emenda, no valor aproximada de R$ 250nmil para compra de insumos e equipamentos para uso durante as operações. A deputada garantiu o repasse.

O presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, declarou que o somatório de toda a sociedade que fez o momento acontecer. “Esse serviço vai poder atender num momento de necessidade, por acidente ou quando foi necessário o transporte de órgão para transplante”, disse ele.

Rapidez no atendimento

Atuando com urgência e emergência há 16 anos, Breno dos Santos é coordenador médico do Samu de Santa Catarina e contratado pela Ozz Saúde Eirele vencedora da licitação. Ele fará parte da equipe de atendimento do Serviço Aermomédico (Sarasul) e virá de Brusque para atender junto aos plantões com os demais profissionais no helicóptero do Saer.

“O atendimento que poderia levar uma hora feito por uma ambulância, com o Saer conseguiremos chegar em poucos minutos e isso faz a diferença, pois as chances de um resultado bom são maiores”, destaca.  Durante o período que atua nessa área o médico conta que geralmente as ocorrências marcantes e que trazem mais impacto são as que envolvem crianças. “São impactantes”, diz ele.

Como funciona

“Se faz necessário uma preparação tanto no atendimento das vítimas, quanto ao pilotar o helicóptero,  no pouso como também na decolagem”, informa o médico. Após o atendimento a ocorrência o helicóptero irá pousar no campo do Batalhão da Polícia Militar na Próspera de lá a ambulância do Samu e seguirá até ao Hospital São José.

O médico e v, informa que o serviço conta com 11 médicos, três enfermeiros que junto com a equipe da Polícia Civil, estarão segundo ele, dispostos sete dias por semana. “Do nascer ao pôr do sol para salvar vidas aqui na região sul”, informa.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Na última sexta-feira, 18, teve início o treinamento da tripulação e dos colaboradores da equipe, que seguiu até este domingo, 20. No final de janeiro do próximo ano, já está programado um outro treinamento de quatro dias para adequar a equipes as novas normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para este tipo de operação.

Sobre o serviço

O serviço terá contrato de 12 meses, onde a empresa fornecerá profissionais (um médico e um enfermeiro que ficarão de prontidão por 12 horas na base do Saer sete dias por semana), materiais médicos e medicamentos. O contrato ainda prevê um farmacêutico disponível por 20 horas semanais. O Sarasul vai atender toda a mesorregião Sul Catarinense (Amrec, Amesc e Amurel), assegurando serviços de urgência e emergência gratuita exclusiva aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vídeo:

Saiba mais sobre o Sarasul

Serviço Aeromédico: um socorro de “Fórmula 1” na região

Você também pode gostar