Professores participam de palestra na Formação Permanente de Docentes da Unesc
Professores participam de intensa agenda de encontros para troca de experiências e qualificação
Ter os acadêmicos em férias não significa pausa nos aprendizados na Unesc. Muito pelo contrário. A Universidade aproveita os dias para oportunizar ainda mais qualificação e compartilhamento de experiência entre os seus professores. Neste momento em que há a transição de semestres letivos, a Instituição promove atividades especiais do Programa de Formação Permanente Docentes.
Na noite desta terça-feira, dia 18, o Programa teve uma de suas principais ações: o encontro de centenas de professores para a palestra âncora do evento, com a vice-reitora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Fernanda Pinheiro Storck.
A presença da liderança da universidade gaúcha, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reforça de maneira muito clara algumas das defesas e dos encaminhamentos feitos para a implementação da Graduação Multi e no constante aprimoramento dos processos institucionais.
“Ao longo do tempo, conforme o cenário se movimenta, a Unesc também tem se mobilizado para as mudanças necessárias. Nós, que nascemos do anseio da comunidade e trabalhamos para a comunidade, precisamos estar atentos aos cenários, sempre muito focados na excelência acadêmica ancorada nos fundamentos científicos e também olhando para a sustentabilidade institucional”, ponderou.
O convite da reitora aos colegas professores foi para um profundo mergulho nas oportunidades e necessidades para que a Instituição, com apoio de cada um, consiga se manter forte, perene e entregando um serviço de excelência. “Para isso, contamos com cada um e cada uma em seus lugares. Que se desafiem, assim como nós os fazemos todos os dias, para pensar adiante coletivamente, vencer barreiras e encontrar novas e ainda melhores formas de fazer o cotidiano, sempre com muito afeto e com o olhar de encantamento”, acrescentou, após uma apresentação e rememoração sobre os passos dados até a implementação do modelo atual.
Significativo encontro de colegas
A presença dos colegas professores de todos os cursos de graduação, para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, é de grande significado diante da contínua missão da Unesc em investir no corpo docente com objetivo de promover reflexão, atualização e troca de experiências contínuas.
“Este momento se caracteriza como um espaço de aprendizado, crescimento pessoal e profissional e fortalecimento da comunidade acadêmica como um todo. Diante dos desafios e responsabilidades inerentes ao processo, que possamos sempre fazer da Universidade um verdadeiro farol na formação de novos profissionais com sabedoria, criatividade e humanidade”, destacou, contextualizando ainda a fase de implementação do modelo de Graduação Multi, que já chega no quarto semestre.
Da mesma forma, o diretor de Ensino de Graduação Presencial, Marcelo Feldhaus, avaliou o encontro como fundamental para a constante evolução profissional dos professores. “A Formação Permanente discute sempre temas relacionados à docência no Ensino Superior, ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes esperados desse profissional e, neste ano, tem foco na aprendizagem pela experiência. Enquanto nossos alunos aproveitam um descanso merecido, nós seguimos aqui, em formação, trabalhando para um novo semestre ainda mais profícuo com aprendizagens distintas nas quatro áreas do conhecimento”, enalteceu.
Projeto alinhado ao processo de transformação na Unesc
Liderança da Univates, Universidade Comunitária como a Unesc localizada no Rio Grande do Sul, Fernanda compartilhou as vivências na criação de uma metodologia de ensino que muito se assemelha à Graduação Multi implementada na Unesc.
Chamada de Aula +, a iniciativa apresentada pela vice-reitora tem bases profundas em conceitos e questionamentos levantados na Universidade e que resultaram em uma mudança significativa de processos.
“Vejo aqui um encontro muito potente, pois reúne quem está na sala de aula, quem vive a realidade e faz acontecer”, comentou Fernanda, que apresentou, em sua fala, alguns termos importantes no processo de construção do projeto Aula+.
Palavras como leitura, escrita, conversa, pensamento, reflexão, imaginação e, principalmente, estudo, fizeram parte da reflexão daquilo que, conforme a vice-reitora, é inerente ao ambiente universitário.
De acordo com Fernanda, ao longo do processo de repensar o modelo de ensino-aprendizagem, algumas inquietações foram surgindo sobre temáticas referentes ao formato adotado até então. Diante disso, a partir de intensa pesquisa e mentoria, foram definidos como princípios norteadores dos trabalhos os conceitos de: transversalidade; aprendizagem; alteridades; criação e experimentação, sendo os dois últimos os mais focados pela palestrante na abordagem da noite.
As experiências levantadas pela visitante, para a reitora da Unesc, foram preciosas. “Tivemos formas diferentes de percorrer esse caminho, mas temos muitas convergências de ideias, de entendimentos e muito a aprender juntos”, avaliou Luciane.
Realizado na AM Master Hall, a ação organizada pela Diretoria de Ensino contou ainda com a apresentação musical de Elis Cardoso e recepção com um café para os professores.
Portas abertas para a transformação
Para quem ainda não começou ou quer retomar os estudos, ainda dá tempo de garantir uma vaga para o segundo semestre letivo na Unesc.
Os interessados em ingressar em um dos cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.
Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo (48) 3431 4500 (Whatsapp).
A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h de segunda a sexta-feira. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.