Professora do IFSC Criciúma recebe homenagem da Alesc
Sessão Solene destacou as mulheres cientistas do Estado
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou na noite de segunda-feira, 30 uma Sessão Solene em homenagem às mulheres cientistas do Estado. Duas entidades e 69 mulheres foram reconhecidas por seu trabalho, presença, representatividade e legado na produção científica nas mais diversas áreas. Entre elas, a professora do IFSC Câmpus Criciúma, Dra. Michele Alda Rosso Guizzo.
A homenagem às “Mulheres na Ciência”, proposta pela deputada Luciane Carminatti, tem por objetivo destacar as contribuições de mulheres catarinenses em diferentes áreas da ciência. “Em Santa Catarina e no Brasil, as mulheres cientistas têm desempenhado um papel fundamental na produção do conhecimento científico, demonstrando seu protagonismo e dando valiosas contribuições para a sociedade. É preciso destacar a diversidade de talentos e as realizações dessas mulheres para que elas ocupem cada vez mais espaços e sejam vistas com o destaque que merecem”, afirma a deputada.
O evento contou com as presenças do governador Jorginho Mello, do reitor do IFSC, Maurício Gariba Jr., e da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávia Maia Moreira, que representou a instituição na mesa de autoridades.
Coordenadora de Extensão do IFSC Câmpus Criciúma, a professora Michele Guizzo vem se destacando por sua contribuição para a pesquisa acadêmica sobre Educação e Tecnologia. Doutora em Informática na Educação pela UFRGS (2021), mestre em Ciências da Computação também pela UFRGS (2004) e graduada em Ciências da Computação pela UFSC (1999), ela atua junto ao Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED) da UFRGS, desenvolve pesquisas e participa de discussões sobre Tecnologias Educacionais, Modelos Pedagógicos para EaD, Sistemas de Recomendação Educacionais e os impactos do avanço tecnológico na Educação.
“O convite foi uma surpresa, mas trouxe à luz todos os esforços realizados até aqui em prol da pesquisa e da ciência. Foi importante olhar para todas as principais instituições de ensino e pesquisa do estado e perceber a força das mulheres envolvidas com pesquisa em diferentes áreas. Todas as regiões e áreas da ciência estavam representadas”, diz Michele. “É fundamental visibilizar as mulheres que fazem ciência, reforça nossa importância na pesquisa, a necessidade de paridade entre todas as minorias, e a força e potencial que essas mulheres têm para enfrentar e vencer novos desafios”, pontua.
Além de Michele, outras quatro professoras do IFSC receberam a homenagem: Cynthia Beatriz Scheffer Dutra (Chefe do Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais do IFSC), Juliana Machado Casali (Florianópolis), Tahis Regina Baú (São Miguel do Oeste) e Thaiana Pereira dos Anjos Reis (Garopaba).