A partir de agora, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina, que aguardam por consultas, exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde, terão acesso ao andamento desses serviços on line. Por meio do portal WebService www.saude.sc.gov.br, o usuário acessa o link que encontra-se abaixo do menu azul, à esquerda da página. A publicização das filas de espera do SUS de Santa Catarina na internet cumpre o Decreto nº 1.168, de 29/05/2017, que regulamenta a Lei estadual nº 17.066/2017, de 11/01/2017.
O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, informou que há 471 mil pessoas aguardando por algum procedimento. “Além da transparência das ações regulatórias para a sociedade, o serviço permitirá o gerenciamento e controle das filas de espera do SUS, maior capacidade fiscalizatória, a otimização dos recursos, o fortalecimento do processo de regionalização”, destaca.
De acordo com a superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Karin Geller, o portal também será fundamental para fazer planejamentos de ações de saúde para os próximos anos. “O planejamento existia, mas sabendo a realidade da demanda reprimida, as ações para os próximos anos são mais fidedignas. Tendo o conhecimento de quantos procedimentos, exames e cirurgias estão aguardando para serem realizadas, podemos trabalhar com dados concretos”, explica.
Tire suas dúvidas:
- Quem terá direito a publicizar a Lista de Espera por meio da ferramenta webservice da SES?
Terão direito a publicar sua lista de espera no sistema webservice da Secretaria de Estado da Saúde, exclusivamente os municípios que fizerem adesão ao Sisreg.
- Onde será publicada a Lista de Espera?
A Lista de Espera será publicada em um sistema webservice desenvolvido pela Gerência de Governança em Tecnologia da Informação, em parceria com Gerência dos Complexos Reguladores, da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação, ambas as gerências da SES.
- Os municípios terão algum custo para a utilização da ferramenta webservice para Publicização das Listas de Espera?
Não. A adesão ao Sisreg e respectiva implantação da Central de Regulação contemplará automaticamente o uso da ferramenta webservice. Sendo assim, o gestor municipal não precisará investir para adquirir ou desenvolver sistemas para atender à Lei 17.066/2017.
- Quem será responsável por alimentar a ferramenta webservice para Publicização das Listas de Espera?
Cada Central de Regulação que tenha em posse o login de acesso de Administrador do Sistema Sisreg. Em Santa Catarina tem 59 Centrais de Regulação Ambulatoriais Municipais e uma Central Estadual de Regulação Ambulatorial (CERA), totalizando 60 centrais ativas.
- Quais são as informações que precisam ser atualizadas no sistema webservice de Publicização das Filas de Espera?
Posição da Fila e Estimativa de Atendimento; Pacientes Agendados e Atendidos.
- Como o paciente acessará sua posição na Lista de Espera?
O paciente deve acessar o link https://listadeespera.saude.sc.gov.br/. Após isso, as pesquisas poderão ser realizadas pelo documento do paciente (CPF ou Cartão Nacional do SUS) ou por Central de Regulação e Procedimento (acessando Lista de Espera).