No ping-pong de problemas a resolver do Estado, esta semana o foco sai da saúde e volta para a educação. Ou melhor, para o programa Universidade Gratuita. Na próxima quarta-feira, 31, o governador Jorginho Mello (PL) irá se reunir com reitores das universidades comunitárias de Santa Catarina e a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, para discutir sobre o projeto, mais especificamente sobre o aumento ou não do percentual que deverá ser repassado às universidades particulares, como deseja a Ampesc. Aliás, o Ampesc quer são 35% do repasse, alegando que o que o governo quer dar só mantém o número de bolsas já garantidos nos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual.
As universidades comunitárias, por sua vez, não querem ceder nada mais que os 20% iniciais propostos no projeto, sob o argumento de que as particulares não terão contrapartida a dar ao governo, posição que parece ser apoiada pelo Secretário de Educação do Estado, Aristides Cimadon. Para ele, aumentar a fatia dada às universidades particulares iria de encontro com o objetivo original do projeto, cujo foco era exclusivo em entidades sem fins lucrativos.
A verba para o projeto, que seria inicialmente de R$ 2 milhões até 2026, em nada influencia no orçamento da educação neste período, já que ela viria de recursos adicionais do Estado.
A pressão está forte de ambos os lados, agora, resta saber como Jorginho irá resolver o desafio lançado por ele mesmo quando entregou o texto do projeto à Alesc. Uma coisa é certa, será impossível agradar a gregos e troianos nesta guerra.
Turismo de Inverno
O governador Jorginho Mello lança hoje, oficialmente, no calendário turístico do estado a Estação Inverno Santa Catarina, que vai de 1º de junho a 30 de setembro. O projeto é uma ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais que vai transformar a maneira do Estado se posicionar como destino turístico na estação mais fria do ano, dando mais visibilidade a todos os municípios que possuem atrações durante os quatro meses da estação, além de estimular o turismo para além da Serra Catarinense.
A iniciativa foi do secretário de Turismo do Estado, Evandro Neiva, que quer promover Santa Catarina como um todo também no Inverno, incluindo no calendário as tradicionais festas de municípios como Treze Tílias, Nova Veneza, Urussanga, Campo Alegre, Concórdia, entre outros.
Educação
A deputada Estadual Luciane Carminatti (PT) recepciona a senadora Teresa Leitão (PT-PE) durante uma audiência pública, nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para tratar da reestruturação da Política Nacional para o Ensino Médio.
Luciane, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto foi quem propôs o encontro com a senadora, que preside o grupo de trabalho criado no Senado Federal para discutir o tema. O objetivo da audiência é aprofundar o debate sobre a implementação do projeto, que está sendo alvo de críticas pela forma como foi construído, e para refletir sobre a situação da rede pública estadual de educação em Santa Catarina diante desta realidade.
Conectando 12 mil
A 9ª edição do Empreende Brazil Conference, no sábado (27/5), capacitou cerca de 12 mil pessoas com a Jornada do Empreendedor, que ofereceu um método exclusivo de navegação nos conteúdos da maior imersão em empreendedorismo da América Latina, possibilitando a cada participante do evento a elaboração de um Plano de Ação individual para aplicação no seu dia a dia profissional e em seus negócios. Foram mais de 12h de insights baseados, principalmente, em três pilares: como se diferenciar, como ser original e como inovar no mercado. “Com os feedbacks que recebemos, certamente atingimos esse objetivo. Despertamos em cada um a necessidade de seguir um Plano de Ação para que o negócio possa crescer e se desenvolver, mas fomos além e mostramos como eles devem fazer isso”, afirma o realizador do evento e CEO da LS Holding, Lucas Schweitzer.
Tecnologia
O primeiro algoritmo de Inteligência Artificial (IA) para gestão pública do país foi criado em Santa Catarina. A IPM Sistemas, empresa com sede em Florianópolis e Centro Tecnológico em Rio do Sul, lançou a tecnologia que ajudará a guiar ações do governo. A Dara, nome dado à tecnologia, tem aprendizado de máquina e ajuda a aumentar a eficiência na gestão pública e melhorar a qualidade de vida do cidadão. Isso porque possibilita que os gestores tomem decisões baseadas na análise de enormes bases de dados.
Guia dos municípios
A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina lança hoje o Guia dos Municípios Catarinenses 2023-2024. A publicação, que é editada a cada dois anos e já está na 10ª edição, é a única do país a reunir uma ampla gama de informações municipalistas. O Guia reúne em um só local dados de Santa Catarina e de todos os 295 municípios catarinenses, bem como das associações regionais, consórcios municipais e órgãos do poder executivo, legislativo, judiciário estadual e de controle, entre outros. Nele constam além de dados estatísticos, informações de contato como telefone, e endereço das instituições e seus representantes. A tiragem de 5 mil cópias é distribuída gratuitamente para órgãos públicos catarinenses e instituições de ensino. A versão digital está disponível para a população no endereço: guia.fecam.org.br