Presidente da Alesc assume governo de Santa Catarina
Deputado Moacir Sopelsa (MDB), assumiu o governo do Estado interinamente neste sábado, 3
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Moacir Sopelsa (MDB), assumiu o governo do Estado interinamente neste sábado, 3. O político ficará à frente do cargo em razão do licenciamento do então governador Carlos Moisés (Republicanos), que é candidato à reeleição para o executivo e se dedica ao cronograma da campanha eleitoral.
Segundo o governo, o afastamento de Carlos Moisés será de 30 dias. A cerimônia de transmissão começou por volta das 10h30, no Teatro Pedro Ivo Campos, no Centro Administrativo, em Florianópolis. Antes da cerimônia, Sopelsa transmitiu o cargo de presidente do parlamento ao deputado Maurício Eskudlark (PL), também na Capital.
Eskudlark falou da alegria em assumir a condução da Assembleia Legislativa e de como isto coroa sua trajetória política, que iniciou em no ano 1989, como vereador no município de São Miguel do Oeste. Conforme o parlamentar, tudo foi alcançado com o auxílio de muitas pessoas, a quem manifestou o seu agradecimento. “A política a gente não faz sozinho, trabalhar pelo estado, pela população, tem que ser em conjunto. E eu sempre digo que na política tem que gostar de pessoas, tem que saber ouvir. Que a gente possa, então, nesse trabalho, orgulhar cada pessoa que confiou na missão que assumimos”, disse ele.
Novo governador iniciou sua carreira como vereador em Concórdia
Sopelsa chega ao governo em seu sexto mandato consecutivo como deputado estadual, no ano em que assumiu a Presidência da Assembleia Legislativa e decidiu não concorrer às eleições de outubro. O novo governador iniciou sua carreira como vereador em Concórdia, onde também foi o primeiro secretário municipal da agricultura e depois prefeito. Ligado ao meio agropecuário, enquanto deputado também respondeu duas vezes pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, entre 2003 e 2006, e entre 2015 e 2018. Antes de ser eleito pela primeira vez à Assembleia Legislativa também foi secretário-adjunto da Casa Civil.
“Governar Santa Catarina é uma missão que envolve grande responsabilidade. Esse é o momento mais importante de minha vida pública. Farei o máximo empenho para encerrar bem esse ciclo na política catarinense”, disse Sopelsa.
Moacir Sopelsa completa 76 anos no próximo dia 6 de setembro. Sua trajetória iniciou no PMDB, atual MDB. “Agradeço a todas as lideranças, eleitores e amigos que sempre acompanharam minha caminhada”, reconhece.
“O Parlamento estará sempre próximo, como poder independente, mas mantendo a harmonia que é peculiar. Desejo pleno êxito ao colega Maurício, que certamente exercerá a presidência com muita competência”, disse ele.