Nossa imagem visual fala muito antes de nós pronunciarmos uma só palavra sequer. Nossos gestos, discursos e tom de voz irão reafirmar o que o visual falou ou entrar em total contradição. Estar impecavelmente vestido, mas tratar mal outra pessoa é uma baita contradição de imagem.
Uma presença marcante se consolida através de uma imagem pessoal forte, com identidade e coerência.
Ter a consciência de que a imagem se projeta e marca a mente do interlocutor é essencial. É com base nesta impressão que ele irá julgar se vale ou não a pena dar mais abertura para uma conversa, e dar continuidade à relação ou se vai se fechar e tornar mais difícil uma aproximação (ou pior, se vai cortar logo de cara qualquer possibilidade).
Utilizar a imagem como instrumento de poder e posicionamento é indispensável, especialmente no universo político. E, quando falo em imagem, não falo somente em aparentar ser o que é, mas em realmente ser genuíno e explorar sua identidade da maneira mais inteligente.
As aparências não enganam. Elas podem até confundir, mas não enganar.
Julgar algo por sua aparência acontece, muitas vezes, de forma inconsciente ou sem que seja possível deter a própria mente, e as informações que surgem dependem de nossos valores. Julgar se algo é bom ou não faz parte das decisões de todos os dias, porque é julgando entre uma coisa e outra que fazemos escolhas, isto é uma realidade. A versão feia é a que vem carregada de preconceitos ou voltada para estereótipos. Cuidar da aparência não tem a ver com padrão estético, tem a ver com querer valorizar algo que é um bônus pra nós, que é nossa própria imagem. Temos uma vitrine e saber usá-la a nosso favor é um movimento de inteligência.
Não podemos obrigar alguém a nos valorizar, mas podemos nos recusar a nos desvalorizarmos. Utilize a imagem como um bônus, um investimento em sua carreira e vida pessoal.
Reforçar o que é positivo é uma escolha, e me parece a mais inteligente e descomplicada.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.