Prepare-se: neve pode chegar no domingo

Se você gosta de frio, prepare-se: o final de semana pode registrar a primeira neve do ano em Santa Catarina. A mudança meteorológica deve começar nesta sexta-feira. A chance existe porque uma massa de ar frio deve se deslocar da Argentina para o interior do Brasil a partir de sábado.

Um alerta da Epagri/ Ciram informa que no domingo, a previsão é de declínio acentuado da temperatura em todas as regiões. Nas áreas mais altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, mínima em torno de 2°C a 5°C nesse período. Entre a noite do sábado e manhã de domingo, a combinação do frio e umidade favorecem pequena chance de neve na serra catarinense (Planalto Sul), e de geada isolada no Oeste. Além de avanço de uma massa de ar frio de origem polar e intensificação de um ciclone extratropical entre o litoral de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Nota meteorológica

Chuva: sexta-feira e boa parte do sábado em todas as regiões. Desta vez com maiores acumulados, inclusive na região Oeste, que sofre as consequências da estiagem. Do Oeste ao Litoral Sul, acumulados de 60 a 80 mm em média. Nas demais regiões, 30 a 60 mm em média.

Temperatura: em declínio acentuado no fim de semana, mais baixa no domingo. Ainda é cedo para afirmar, mas se a previsão de frio e umidade persistirem há chance de neve na serra catarinense no decorrer do domingo.

Vento e Mar: previsão de ventania (rajadas de 70 a 100 km/h) e mar grosso no Litoral de SC no fim de semana, com ondas de 3 a 4 m e picos de até 6 m ao sul de Florianópolis, com alto risco de ressaca.

Sistema: formação de um intenso ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil e avanço de uma massa de ar frio de origem polar. A diferença de pressão entre esses dois sistemas será a responsável pela condição adversa de mar.

Fonte: Epagri/ Ciram

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.