Notícias de Criciúma e Região

Preparativos para a temporada de verão

Os preparativos para a temporada de verão começam a ganhar um ritmo mais acelerado. A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura já está com alguns eventos acertados e trabalha na organização das competições esportivas. O tradicional Campeonato de Futebol de Areia, o Praião, entra na 50ª edição e a expectativa é de um campeonato forte e com um veículo de premiação para a equipe campeã. Alguns projetos em parcerias com outras instituições estão com negociações bem adiantadas. A intenção é ter atividades a beira mar em vários pontos, para que o veranistas tenha várias opções de lazer.

A administração também está inovando nas estruturas para os postos de guarda-vidas. Pelo menos em seis pontos, os postos serão de contêiner. No começo deste mês chegou a primeira unidade que servirá como abrigo para os socorristas que realizarão o monitoramento das atividades dos banhistas nos meses mais quentes do ano. Esse equipamento vai substituir, em alguns pontos, os abrigos construídos em madeira. “O contêiner que chegou a gente está chamando de protótipo, pois é através dele que vamos ter orientação de como ficarão os demais. Estivemos em Balneário Rincão para fazer a análise deste primeiro equipamento”, conta o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, tenente Renan Fernandes.

Este primeiro contêiner ainda não está instalado na praia, o que deve ser realizado somente no início da temporada de verão. “A nossa avaliação neste primeiro contêiner refletiu em alguns detalhes que devem ser aprimorados para realmente atender às necessidades. Então os próximos já devem vir com essas alterações. A melhoria nesse primeiro será feira por um profissional da empresa responsável pela execução, que deve vir para isso”, aponta o oficial.

O prefeito Jairo Custódio também acompanhou a vistoria no primeiro contêiner que chegou na cidade. Para esta temporada chegarão mais quatro adquiridos pela administração, enquanto o Corpo de Bombeiro conseguiu mais um cedido pela Justiça Federal. Enquanto os comprados pela prefeitura serão instalados de forma vertical, o cedido pela Justiça Federal terá o formato horizontal, mas todos com os mesmos objetivos.

Em geral, os postos guarda-vidas são feitos em madeira ou em concreto. Este ano então haverá a inovação, mesclando parte dos modelos tradicionais e com as novas estruturas. E o objetivo para a temporada seguinte é fazer com que quase todos sejam deste novo material.

De acordo com o prefeito Jairo Custódio, a ideia com a mudança é evitar prejuízos com danos causados por vândalos. Além de o contêiner ser um material mais resistente, há a possibilidade de retirá-lo da orla durante o inverno, já que não é utilizado, deixando em um local protegido ou mesmo servindo para outras ações de segurança.

Você também pode gostar