Notícias de Criciúma e Região

Prêmio nacional destaca qualidade da merenda escolar de Içara

O cuidado e o investimento na qualidade da alimentação na Rede Municipal de Içara resultaram em um reconhecimento nacional para o município. O comunicado veio em agosto, mas a o certificado foi recebido em Brasília, esta semana, no Congresso Internacional de Alimentação Escolar. O determinante para a conquista do prêmio de “Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar”, organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi a utilização de produtos orgânicos na alimentação escolar.

De acordo com a secretária Gerusa Bolsoni, no case de sucesso, estão os dados que colocaram Içara entre as melhores merendas do Brasil. “Em um ano, o consumo de alimentos orgânicos na merenda escolar aumentou 70%.  Nós sabemos que produzir alimentos orgânicos não é fácil, exige certificação e uma série de requisitos. Esse aumento na oferta só foi possível graças à parceria e apoio dos extencionistas e técnicos da Secretaria de Agricultura, Coopafi e Epagri que auxiliaram e incentivaram os nossos agricultores,”, enalteceu.

O relato, “Agricultores orgânicos alimentam o futuro de Içara”, destaca os seis agricultores familiares içarenses que produzem mel, morangos, legumes e hortaliças. “Essa conquista beneficia diretamente os agricultores, que passam a ter um mercado garantido ao longo do ano e os alunos, por receberem alimentos nutritivos e frescos da região, além da oportunidade de conhecer a diversidade dos sabores  desses alimentos, influenciando hábitos familiares”, coloca a nutricionista Carolina Moriconi, que inscreveu Içara na premiação.

“Estamos muito felizes e orgulhosos.  Com esta iniciativa, aumentamos qualitativamente a oferta de hortifruti na alimentação escolar, priorizando os produtos orgânicos e  agroecológicos, contribuindo ainda mais para  qualidade de vida das nossas crianças”, ressaltou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Apoio a agricultura familiar

Um dos requisitos para o prêmio, era obter o percentual mínimo de 30% em compras da agricultura familiar na alimentação escolar nos exercícios de 2013 a 2015, número que o município já ultrapassou.  “Hoje a maior parte da merenda escolar superou o que é exigido em lei, que é 30%. Em Içara alcançamos mais de 80% este ano, utilizando recursos próprios, pois reconhecemos a importância de uma alimentação de qualidade para nossos estudantes”, enfatizou a secretária

 

Você também pode gostar