Notícias de Criciúma e Região

Prêmio Acic de Língua Portuguesa: 200 estudantes participam da última etapa de provas

Prova da segunda fase foi realizada nesta desta terça-feira (10) na sede da Acic

Uma manhã repleta de ansiedade e grandes expectativas. Assim foi a terça-feira (10), para cerca de 200 estudantes de 29 escolas municipais de Criciúma, que participaram da segunda e última fase do Prêmio Acic de Língua Portuguesa, concurso promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Os estudantes tiveram o desafio de resolver cinco questões discursivas, elaboradas pela equipe técnica, que se baseia nas competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Língua Portuguesa.

“A primeira etapa foi composta por questões objetivas, mas nesta segunda fase optamos por questões discursivas para avaliar a escrita e a interpretação dos alunos. Apenas questões objetivas não permitem uma análise mais ampla dessas habilidades. Queremos entender como eles interpretam gráficos, charges e textos”, detalha uma das professoras responsáveis pela elaboração da prova, Rosemary Domingos.

A coordenadora do Prêmio Acic de Língua Portuguesa, professora Marlene Pires, destaca que as provas transcorreram com tranquilidade. “Além dos estudantes, contamos com a presença de gestores, professores, pais e de um representante da Secretaria Municipal de Educação, que acompanharam a aplicação das provas, e tudo ocorreu de maneira muito tranquila”, ressalta.

“Os estudantes estavam ansiosos e preocupados, pois a prova exigiu a escrita das respostas, a partir da interpretação de diversos gêneros. Na correção, serão observadas a ortografia, coerência, coesão e pontuação. Queremos parabenizar todos os estudantes que se dedicaram e participaram do concurso”, enaltece.

Estudantes confiantes

Davi Costa Possa, de 11 anos, da Escola Municipal Iria Zandomênego de Luca, conta que está confiante em vencer o concurso. “Achei algumas questões fáceis e outras mais difíceis. Acredito que tenho chance de ser um medalhista. Amo leitura, tenho muito livros e quero ser um escritor”, revela o estudante.

O pai de Davi, Douglas Dal Pont Possa, que acompanhou o filho, comenta que Davi é muito curioso e sempre foi muito estudioso. “Ele gosta muito de Língua Portuguesa e é muito incentivado em casa, mas também adora Matemática e participa do Clube de Robótica. Estamos muito felizes e orgulhosos com a participação dele no concurso”, reforça o pai.

A diretora da Escola José Contim Cortella, Scheila Gerhardt Albano, acompanhou 12 finalistas do concurso. “Na primeira fase, 90 estudantes do colégio participaram, e 12 deles avançaram para essa etapa. Os alunos gostam muito de participar de olimpíadas, tanto em nível estadual quanto nacional, mas a da Acic se destaca por ser diferenciada, pois promove uma interação entre escolas, a vinda até a sede da entidade e a troca de experiências”, observa.

Aluno da escola, Arthur Notrevelk Batista Silva, de 12 anos, acredita que se saiu bem nessa etapa. “Confesso que algumas não sabia, mas acho que fui bem. Na primeira etapa, tinha certeza que passaria porque gabaritei a prova”, relata o estudante, que já conquistou medalha de prata  no Prêmio Acic de Matemática de 2023.

Já Deivid da Cunha Durigon, de 12 anos, da Escola Judite Duarte de Oliveira, considerou a prova bem elaborada. “Havia muitas questões que exigiam bastante reflexão antes de responder. Foram questões que me fizeram relembrar muitos conteúdos. Me preparei muito, estudei todos os conteúdos que poderiam ser abordados na prova. Estou bem confiante”, coloca.

Incentivo à Língua Portuguesa

“Recebemos a notícia da primeira edição do Prêmio Acic de Língua Portuguesa com imensa alegria e de braços abertos. Nossa cidade precisava de um incentivo na área da linguagem, e a Acic abraçou essa causa tão nobre. É uma iniciativa que veio para fortalecer os ideais da Secretaria de Educação, e a expectativa é que esse projeto piloto se consolide como uma importante premiação, capaz de incentivar o estudo da Língua Portuguesa e, futuramente, se expandir para outros municípios”, ressalta a coordenadora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Criciúma, Cristiane Gonçalves Dagostim.

“Temos grandes expectativas em relação a essa premiação. Assim como o Prêmio Acic de Matemática, que é um enorme sucesso e este ano alcançou mais de 22 mil estudantes de 12 municípios, queremos que o Prêmio de Língua Portuguesa também se expanda e contribua significativamente para a melhoria da qualidade da educação em nossa região”, salienta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Divulgação dos finalistas e premiação

A relação dos finalistas estará disponível no dia 11 de outubro no site da entidade (www.acicri.com.br).

Os estudantes finalistas serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de receberem certificados. A escola e os professores do estudante com a maior pontuação também serão homenageados com certificados de Honra ao Mérito. A cerimônia de premiação está programada para o dia 5 de novembro, na sede da Acic.

Você também pode gostar