Prefeitura define plano de ações preventivas para o período de chuva e frio em Criciúma
Secretaria de Assistência Social tem intensificado as abordagens à população em situação de rua
Com a previsão de chuva e vento para a segunda metade da semana, integrantes do Governo de Criciúma se reuniram nesta quarta-feira, 14, para definir ações de prevenção e atendimento ao cidadão. “Em períodos de chuva e alertas meteorológicos é importante que todas as partes da gestão municipal estejam atentas às suas responsabilidades e atribuições. A integração, coordenação e preparo das equipes garante tomadas de decisões mais efetivas, uma vez que as ações são feitas em conjunto, com os setores e órgãos se apoiando mutuamente em prol do atendimento ao cidadão”, destaca o prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris.
Para discutir um trabalho integrado e multissetorial, estiveram presentes no encontro, o prefeito em exercício Ricardo Fabris, o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira, o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, o intendente da Santa Luzia, Neri Xavier, e o chefe do Pátio de Máquinas, Verceli Coral.
“A Secretaria de Infraestrutura tem intensificado, durante esta semana, a limpeza de córregos e bueiros pela cidade, minimizando os riscos de alagamentos”, garantiu o secretário da pasta, Tita Belloli. De acordo com ele, as equipes já realizaram limpezas nos bairros Vila Francesa e Renascer e na região da Cidade Alta.
Abordagem à população em situação de rua
Durante o período de frio, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação tem intensificado as abordagens à população em situação de rua, realizando atendimento e propondo a ida à República (antiga Casa de Passagem), equipamento do município que abriga e presta auxílio temporário, além de encaminhamento ao mercado de trabalho. Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) também se preparam para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social.
A Defesa Civil tem constantemente monitorado condições meteorológicas e alertas, visando identificar períodos em que a chuva pode ser mais crítica. A equipe do órgão trabalha em regime de plantão 24h, estando disponível para o atendimento em situações de anormalidade, como quedas de árvores, enchentes e desabamento de encostas. Em caso de emergências, o contato pode ser feito no número 199.