Notícias de Criciúma e Região

Prefeitura de Criciúma realiza I Censo para Pessoas com Deficiência

Formulário estará disponível de forma online a partir do próximo domingo, dia 2

Com o objetivo de diagnosticar a população com deficiência no município, a Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o I Censo para Pessoas com Deficiência. A pesquisa estará disponível a partir deste domingo, dia 2, data que é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O formulário é virtual e pode ser acessado por meio do link criciuma.sc.gov.br/censopcd.

 

A pesquisa é destinada somente para os residentes de Criciúma que possuem algum tipo de deficiência física, visual, auditiva, intelectual e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O levantamento servirá para conhecermos melhor a população, para que o serviço prestado pela área da saúde seja ainda mais especializado”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

 

De acordo com a odontopediatra do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Criciúma, Giovana Galato, a ideia surgiu em um grupo multiprofissional de diversas áreas que compõem o fórum permanente de discussão e proposição de políticas públicas para pessoas com TEA. “O intuito é reunir informações para propor ações resolutivas nos atendimentos, para garantir os direitos dos pacientes e seus familiares. Todos os dados serão analisados minuciosamente para o melhor reconhecimento e retrato das pessoas com deficiência no município”, afirmou.

 

Em caso de dúvidas ou dificuldade para responder a pesquisa, a pessoa poderá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) em que está cadastrada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, para que um profissional possa auxiliar no preenchimento. Todas as informações pessoais coletadas serão protegidas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nº 13.709/2018. “A pesquisa é totalmente segura e essencial para mapearmos todos os criciumenses com algum tipo de deficiência. Assim, poderemos melhorar ainda mais o atendimento voltado a esse grupo”, finalizou o secretário.

 

Você também pode gostar