Pós-pandemia no mundo da moda: conforto é prioridade
Mudanças causadas pelo ano do isolamento social já aparecem nas coleções de inverno
A pandemia resultou em grandes transformações para o setor do varejo. Na moda, principalmente, quando as roupas formais foram guardadas no armário e o visual conforto –composto muitas vezes pelo pijama – se tornou primordial para a vida em home office. E mesmo quando o look precisou ser mais adequado às reuniões por vídeo, os tecidos leves e confortáveis não saíram de cena.
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Apesar de algumas empresas terem retornado ao trabalho presencial, o consumo de moda passou por transformações permanentes. “Hoje, a mulher está indo muito para o lado do conforto, coisa que sempre foi muito a característica do homem. O guarda-roupa masculino é assim por natureza, tanto que você não vê homem de salto, por exemplo. Além de ser fiel ao estilo, ele prioriza o conforto, não costuma usar roupas justas e a composição dos tecidos masculinos, geralmente, é algodão”, esclarece a gerente da loja conceito Mark At Place, Helen Moraes.
Aliado à praticidade, as empresas de calçados estão cada vez mais investindo em tecnologia nos tênis, que ficam mais confortáveis a cada lançamento. “Os tênis também fazem parte da procura pelo conforto e é uma tendência que não vai terminar tão cedo. Apesar de ter uma pegada mais esportiva, ele quebra o padrão certinho quando usado com um blazer”, sugere.
Conforme explica Helen, por vezes o conforto foi associado às roupas de academia, que serviam apenas para essa única função. Mas, com o tempo, peças antes usadas exclusivamente para se exercitar agora são combinadas nos visuais mais formais e elegantes, por exemplo, já que as roupas podem ser multifuncionais.
Moletom, o protagonista do inverno
Quem viveu o home office entende a praticidade do moletom. Não é à toa que as coleções de roupas para os próximos meses, com a chegada das temperaturas mais frias, têm como característica principal as peças do tecido – sejam calças, casacos ou conjuntos. Depois da pandemia, as marcas tiraram o foco das linhas glamorosas.
Se o tênis já está sendo marca registrada nos pés de muitas pessoas, os saltos altos têm perdido espaço no guarda-roupa. As últimas coleções de sapatos que chegam na Mark At Place possuem opções de saltos bloco e baixos. “O conforto vem com tudo já nas próximas coleções de inverno. O tênis, o moletom, os conjuntos de malha canelada, de tricô, a manga bufante, a calça jogging, nylon e tactel, são características da tendência de conforto”, reforça Helen.
Sobre a Mark at Place
Uma loja conceito, com espaço amplo e inovador, e que traz marcas de grandes centros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Norte catarinense, para o Sul de Santa Catarina. Localizada no Criciúma Shopping, a Mark at Place oferece produtos de qualidade – do vestuário aos acessórios – com preços mais acessíveis e espaço físico flexível e adaptável.
A Mark at Place, juntamente com outras empresas como Fumacense Alimentos, Criciúma Shopping e JS Empreendimentos, faz parte do grupo econômico EZOS, lançado em outubro de 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.
Colaboração: Stefanie Machado/Mondigital