Notícias de Criciúma e Região

Por que ovos de chocolate são um símbolo da Páscoa?

Os coelhos não põem ovos e, por isso, as pessoas se perguntam por que os dois são símbolos da Páscoa? O que explica a associação entre os símbolos do ovo e do coelho com a celebração da Páscoa, a crença na ressurreição de Jesus Cristo?

O Ovo da Páscoa é um símbolo pascal, caracterizado por ser feito de chocolate e, normalmente, recheado com surpresas.

Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. Mas há controvérsias e diferentes versões circulam entre os religiosos.

IMG_2717.jpeg

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova. Eu contei essa história ano passado, e você pode conferir aqui.

IMG_2714.jpeg

Já o ovo de Páscoa que também é um dos grandes símbolos da Páscoa, e é bastante comum que as pessoas presenteiem umas às outras com esse item, surgiu na Antiguidade, o ovo era visto como símbolo de fertilidade muito antes do coelho em diferentes culturas, e muitos decoravam ovos e os usavam como presentes. Os primeiros ovos de chocolate teria sido uma invenção de confeiteiros europeus, e há quem diga que surgiu na França, no século XVIII.

Ao longo da história, o ovo era enxergado como um dos mais tradicionais símbolos associados com a fertilidade e com o ciclo e a renovação da vida. Com isso, os ovos de galinha, por exemplo, tornaram-se um item para presentear. Essa associação do ovo com a fertilidade esteve presente nos mais variados povos da antiguidade. Alguns historiadores especulam que essa tradição teria surgido no Antigo Egito entre os persas e entre algumas tribos germânicas. Outros atribuem sua origem aos chineses.

Na Pérsia, por exemplo, era comum que a mesa do jantar fosse decorada com ovos coloridos durante o Noruz, festival que celebrava a passagem de ano na cultura persa. Essa celebração estava ligada com o zoroastrismo, religião popular na Pérsia. Os ovos coloridos que decoravam a mesa de jantar eram consumidos no fim da noite.

Havia também uma forte simbologia dos ovos na cultura chinesa. A mitologia chinesa afirmava que a formação do Universo se deu por meio do nascimento de Pan Ku. Esse deus teria sido formado dentro de um ovo e, ao libertar-se, as partes do ovo teriam formado o Universo.

Os romanos, por sua vez, acreditavam que o Universo tinha forma oval. Na Idade Média, houve quem acreditasse que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo.

Na Ucrânia, antes da chegada do cristianismo, os ovos eram considerados uma fonte de vida e entendidos como símbolo do renascimento da vida depois dos rigorosos invernos que atingiam a região. Além disso, os ovos tinham uma associação muito forte com Dazhboh, deus do Sol na mitologia eslava.

Na Europa pagã, ainda existem estudiosos que fazem uma relação dos ovos com Ostara, deus presente na mitologia germânica. O culto a Ostara tinha uma grande relação com a primavera, período em que a vida renasce após um longo inverno. Para celebrar a ocasião, existia uma brincadeira em que crianças procuravam ovos decorados em suas casas.

IMG_2715.jpeg

O grande fator que une alguns dos eventos citados é o equinócio da primavera. Essas celebrações aconteciam próximo a esse momento, que marca o início dessa estação. Como sabemos, o equinócio da primavera no Hemisfério Norte ocorre mais ou menos na mesma época em que a celebração da Páscoa.

Durante as festividades realizadas com a chegada da primavera, depois do inverno, os ovos (de galinha) eram cozidos e pintados com desenhos que lembravam plantações e outras figuras relacionadas à colheita. A esperança de fertilidade do solo e de abundantes colheitas eram representadas com a troca dos ovos coloridos.

E foi assim que a arte de pintar ovos e dá-los como presente também passou a ser um ato comum nas festividades cristãs, onde se desenhavam imagens de Jesus e de Maria principalmente, e com o passar do tempo, o ovo de chocolate entrou para as tradições do período das festas da Semana Santa.

Agradeço imensamente pela leitura até aqui, espero que tenha gostado, e aproveito a oportunidade para desejar uma feliz e abençoada Páscoa com abundância de coisas boas.

Ah, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter 

Você também pode gostar