Notícias de Criciúma e Região

Ponto Jurídico – O que não fazer quando o pai não está pagando pensão alimentícia

O que não fazer quando o pai não está pagando pensão alimentícia ao (à) filho (a) 

Na maioria dos casos em que o pai não está pagando a pensão alimentícia ao (à) filho(a), a genitora é orientada sobre o que fazer. Entretanto, para uma boa convivência entre os pais e, consequentemente, evitar sofrimento ao filho, é extremamente importante a genitora também saber o que ela NÃO deve fazer nesta situação.

Desta forma, cabem as seguintes indagações: O pai do seu filho não está pagando a pensão alimentícia? Se você está nesta situação, qual a primeira coisa, você como mãe, pensaria em fazer?
Se a sua resposta foi proibir o genitor de ter contato e/ou ver o(a) filho(a), saiba que isto é uma atitude equivocada, a qual poderá trazer inúmeros prejuízos ao(à) filho(a)!

Tanto o filho como o genitor possuem o direito de continuar mantendo o vínculo, seja por meio de visitas e/ou contato telefônico.

Não proibir o contato entre filho x genitor inadimplente com a pensão 

Não proíba seu/sua filho(a) de ter contato com o genitor pelo fato dele não estar pagando a pensão. São situações distintas que não podem interferir no convívio familiar da criança/adolescente com ambos os pais. O filho não pode ser punido pela atitude do genitor inadimplente.

Claro que seu filho deve continuar recebendo o sustento necessário por ambos os pais, mas para exigir que o genitor volte a pagar a pensão, procure um advogado de sua confiança, o qual utilizará o meio indispensável para o restabelecimento da pensão.

Situação oposta: e quando a mãe não pagar pensão pensão alimentícia ao (à) filho (a)? O que fazer?

As orientações acima também deverão ser aplicadas quando quando o pai detém a guarda do filho, enquanto a genitora é quem não paga a pensão alimentícia à criança/ao adolescente. O pai também não poderá proibir o contato/convívio do(a) filho(a) com a mãe, bem como, deverá procurar solucionar o conflito por meio de um advogado. 

Acesse nosso Instagram @rafaeladenoniadvocacia para entrar em contato ou encaminhar sugestões, ou mande um e-mail para [email protected].

Você também pode gostar