Notícias de Criciúma e Região

Ponte destruída, deslizamentos, alagamentos e prejuízos devido as chuvas em Urussanga

Prefeitura de Urussanga montou abrigo no Ginásio do Bairro da Estação caso seja necessário; até o momento as pessoas retiradas de casa foram para parentes e amigos

Com intensa chuva, Urussanga apresenta nesta segunda-feira, dia 6, diversas áreas alagadas, uma ponte interditada no bairro Barro Vermelho, a Serrinha do Santana teve que ser interditada e a SC-108 está em meia-pista em dois pontos. A rodovia estadual está em meia-pista em dois trechos. A Defesa Civil e Secretaria de Obras, trabalham para atender todos os chamados, desde domingo, dia 5, com apoio do Corpo de Bombeiro Militar e Polícia Militar.

Urussanga foi o município que mais choveu em 6h no Sul, com 75,6 mm, de acordo com a Defesa Civil. Já existem famílias desalojadas na cidade. Um abrigo para possíveis vítimas da chuva foi preparado no Ginásio do Bairro da Estação. Até o momento, as famílias atingidas se deslocaram para casa de familiares.

“A partir das primeiras torrenciais chuvas que atingiram Urussanga por volta das 22h30 deste domingo, a Defesa Civil já se colocou de prontidão para todos os atendimentos a ocorrências. Foram várias solicitações, dentre elas, famílias ilhadas, sendo que uma foi desabrigada na comunidade de Dois Rios”, conta o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Emerson Scrins.

Segundo Scrins, em algumas residências a água chegou até a janela. No Centro, um estacionamento de subsolo foi tomado pela água, deixando os veículos quase que submersos.

“Na SC-108, uma queda de barreira próximo ao Ventuno Pub interditou metade da via e os trabalhos para remoção do material devem ocorrer ao longo do dia, por isso é necessário atenção redobrada dos motoristas que trafegarem pelo local. Na Linha Rio Maior também há registro de queda de barreira. A Serrinha de Santana precisou ser interditada devido a um deslizamento, para garantir a segurança de quem trafega pelo local”, destaca.

Na estrada que dá acesso ao Rancho dos Bugres, houve queda de árvores, bem como em outras localidades que ainda estão sendo atendidas. No Barro Vermelho, uma ponte apresentou rompimento de cabeceira, e para evitar maiores danos e riscos à população, o local foi isolado

“Essas ocorrências foram registradas até a manhã desta segunda, sendo que novas solicitações chegam a todo momento. Junto com a Secretaria de Obras estaremos indo averiguar cada situação. Pedimos compreensão de todos, já que a prioridade são as ocorrências que possam oferecer risco a vida e integridade da população, mas garantimos que todos os chamados serão atendidos assim que possível”, garante o coordenador.

 

Trabalhos de Recuperação em Urussanga

Conforme as pessoas vão se deslocando, novas ocorrências e chamados devem ser feitos ao longo do dia. As equipes irão até o local averiguar o ocorrido para dar a devida solução.

“Alguns casos a solução é imediata, como corte de árvores e isolamentos de segurança, mas infelizmente, algumas soluções dependem da melhora do tempo. Então isolaremos a área para garantir a segurança das pessoas e assim que o tempo melhorar possamos fazer a devida manutenção e garantir a melhora dos acessos prejudicados e locais atingidos”, destaca o Secretário de Obras, Jucemar Sangaletti.

Chamados de Segurança

Para relato de ocorrências, o número da Defesa Civil é o (48) 99935-6591, porém, devido ao deslocamento para atendimentos, eventualmente o número poderá estar fora de área, portanto a orientação é que em caso de emergências e não possibilidade de contato com o órgão, a população busque comunicação com o Corpo de Bombeiros no 193 e Polícia Militar no 190.

Para ocorrências de menor gravidade, o contato pode ser feito com a Secretaria de Obras no (48) 3465-0530 ou 3465-1150, e ainda com a Prefeitura no (48) 3465-1188, para que assim que possível a equipe possa estar averiguando a situação e dando o encaminhamento necessário.

Leia Mais
Ciclone traz chuva e deixa pontos alagados; veja a previsão do tempo
Família é resgatada após ter casa alagada
Atenção motoristas: deslizamento de terra interdita a SC-108

 

Você também pode gostar