NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

PolĂ­cia Militar atende quase sete mil ocorrĂȘncias no fim de semana

A PolĂ­cia Militar de Santa Catarina (PMSC) intensificou a fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavĂ­rus. No Ășltimo final de semana, foram quase sete mil atendimentos de ocorrĂȘncias relacionadas ao decreto estadual com medidas restritivas.

Entre em nosso grupo e receba as notĂ­cias no seu celular. Clique aqui

Entre sexta-feira, 17, e segunda-feira, 19, foram contabilizados 6.972 acionamentos da PMSC para atendimento de ocorrĂȘncias ligadas ao combate da Covid-19 – incluindo as denĂșncias que nĂŁo se confirmaram. Destas, 3.404 notificaçÔes foram registradas, sendo principalmente por nĂŁo utilização de mĂĄscara (583) e pelo estabelecimento nĂŁo disponibilizar ĂĄlcool 70% (615), alĂ©m de 312 interdiçÔes.

“Infelizmente a sociedade catarinense não está acreditando na necessidade de manutenção do distanciamento social”, afirmou o comandante-geral, coronel Dionei Tonet.

A PMSC lavrou 1.195 Termos Circunstanciados, sendo que38% destes por crime de desobediĂȘncia, e 1.089 registros de Infração de Medida SanitĂĄria. AlĂ©m disso, foram realizadas 51 prisĂ”es de adultos e apreensĂ”es de adolescentes.

Ação em São Miguel do Oeste

Balanço de açÔes da pandemia

Nos mais de 120 dias de combate Ă  Covid-19, desde março deste ano, a PolĂ­cia Militar de Santa Catarina realizou 137.768 fiscalizaçÔes. Joinville, FlorianĂłpolis e CriciĂșma sĂŁo as cidades com os maiores Ă­ndices de fiscalização. Os trĂȘs municĂ­pios correspondem a aproximadamente 14% de todas as fiscalizaçÔes em Santa Catarina.  “A preocupação Ă© justamente para que o cidadĂŁo nĂŁo se exponha Ă  doença sem necessidade. Se precisar sair, se tiver uma atividade necessĂĄria para fazer, que saia com mĂĄscara, nĂŁo saia em grupos, que utilize os esterilizantes de mĂŁo”, completou Tonet.

Ação em Jaguaruna

Autoridade de saĂșde

A PMSC intensificou a fiscalização das medidas protetivas, com o apoio do Conselho Estadual de SaĂșde, que deu poder Ă s forças de Segurança no Estado para atuar neste sentido. Assim, passaram a agir na condição de autoridade de saĂșde em todo o territĂłrio catarinense e fiscalizam os serviços e atividades com regramento especial durante a pandemia. No entanto, nos municĂ­pios em que o decreto municipal for mais restritivo que as regras do Governo do Estado, Ă© necessĂĄrio que essas municipalidades passem para a PMSC a autoridade sanitĂĄria municipal.

Como fazer denĂșncias

O cidadão pode entrar em contato com a PMSC por meio do aplicativo PMSC Cidadão, que pode ser baixado nas lojas de aplicativos IOS e Android, e também pelo telefone 190.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar