Polícia detalha detenção de funcionário público que facilitava fuga e ida de preso a motel
Prisão em flagrante do servidor foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 19, em Araranguá
Agentes Polícia Civil, da Polícia Militar, do Departamento de Administração Prisional (Deap), do Poder Público Municipal e do Ministério Público deram detalhes de uma operação que prendeu um funcionário público que estaria facilitando a fuga de detentos na cidade de Araranguá. A operação foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 19.
Segundo a polícia, o servidor era motorista do ônibus que transporta presos da unidade prisional para serviços externos. “Hoje por volta das 08 horas, o ônibus que levava os detentos diminuiu a velocidade e um preso desceu com uma roupa comum, não mais com o uniforme, e entrou em um carro”, explicou o delegado Jair Duarte, da Dic de Araranguá. A PM, no entanto, fez o acompanhamento e a abordagem do ônibus em seguida, prendendo em flagrante o servidor.
Segundo o delegado, há cerca de três meses, informações sobre possíveis facilitações a presos feitas por esse servidor da prefeitura chegaram à PM. Além disso, a prefeitura teria desconfiado das ações do servidor e acionado a Polícia Civil. “Em outra situação, esse mesmo motorista servidor parou o ônibus, desceu um dos presos, ele entrou no veículo da mulher e foram pra um motel e depois voltaram. Naquele dia não teve a fuga como hoje, mas teve a facilitação”, contou o delegado.
O servidor foi exonerado pela prefeitura de Araranguá.
Objetos foram apreendidos para apurar outros crimes
Na operação de hoje houve a apreensão de alguns materiais, inclusive celulares, que devem ser periciados para entender a dinâmica das ações e saber se os presos pagavam e de que maneira pagavam pelos benefícios.
Até o momento, oito pessoas foram ouvidas pela Polícia Civil. As investigações terão seguimento.