Notícias de Criciúma e Região

Polícia Civil prende dono de cão por maus-tratos

O fato aconteceu nessa quinta-feira, dia 25, em Araranguá

A Polícia Civil prendeu um homem por maus-tratos contra animais, na tarde dessa quinta-feira, dia 25. A prisão aconteceu após denúncias, no bairro Sanga da Toca, em Araranguá. A ação é da Delegacia de Polícia de Turvo, da Central de Plantão Policial (CPP) de Araranguá e da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (Fama).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Ao chegar no local, o cachorro, da raça Galgo, estava nos fundos de uma residência debilitado e aparentemente sem os cuidados necessários. Ele foi levado a um veterinário que confirmou que estava em situação de maus-tratos. Na casa também havia outros cachorros que estavam presos com a corrente bem curta, situação que motivou uma notificação ao proprietário.

O homem foi conduzido à CPP e autuado em flagrante pelo artigo 32, § 1º-A da Lei 9.605/98 (Lei sancionada recentemente que aumenta a pena de maus tratos). O preso aguardará na Central de Polícia à disposição da Justiça.

Esta é a primeira prisão, dentre os municípios da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), em função da nova lei. De acordo com Flávia Cândido, responsável pelo bem-estar animal, “esta é a primeira, mas não será a última prisão. Pelo menos aqui em Araranguá a lei será cumprida”

A Lei 9.605/1998, artigo 32, estabelece que “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, domesticados, nativos ou exóticos estará sujeito a pena de detenção de três meses a um ano e multa. Tratando-se de cão ou gato, a reclusão será de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda”.

Se você souber de alguma situação de maus-tratos, denuncia através do site da delegacia virtual ou entre em contato direto com a Polícia Civil – 3529-0242, Polícia Militar – 3521-4150 e Fama – 3903-1879.

Você também pode gostar