Plataforma digital facilita eleição da Cipa no Hospital São José

Para facilitar a rotina e o processo na eleição da Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Cipa), o serviço de Tecnologia de Informação (TI) do Hospital São José, desenvolveu um módulo interativo virtual, facilitando uma votação totalmente online. A programação serviu para auxiliar as etapas, otimizando tempo, agilizando processos e também auxiliando na apuração dos votos.

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“O processo foi desenvolvido por meio de um sistema que já utilizamos dentro do Hospital, o Interact Survey para nossas pesquisas de satisfação. Neste sistema, foi criado um formulário de única escolha contendo o nome e setor do candidato para que pudessem ser votados”, explica a gerente de TI do HSJosé, Andreia Pisoni.

Segundo Andreia, o sistema permite a configuração e a geração de senhas aleatórias, podendo votar somente uma vez. “Com esta interatividade virtual, não há necessidade de recontagem de votos e a apuração se torna muito mais rápida, quase que em tempo real”, garante ela.

O sistema de votação

A votação aconteceu por meio de um monitor touch ligado em um computador e leitor de código de barras. “No caso do Hospital, os colaboradores apresentavam seus crachás, pegavam uma senha e passavam pelo leitor de código de barras e eram direcionados para votação escolhendo seus candidatos. Após a escolha, apertavam concluir”,  informou a engenheira de segurança do HSJosé, Regiane Liberato.

Segundo ela, a tecnologia facilitou significativamente o processo. “Nas eleições anteriores, tudo era feito de forma manual. O eleitor realizava seu voto em cédula física e logo após, depositava em uma urna de acrílico. A contagem dos votos era de forma manual também, o qual despendia muita atenção e tempo para finalização da contagem e confirmação dos eleitos. Em tempos de pandemia, queríamos reduzir todo este processo e otimizar tempo. Conseguimos”, pontua Regiane.

Para os representantes do serviço de Segurança e medicina do Trabalho, a eleição eletrônica foi um marco para a Instituição. “Realmente este processo foi especial e diferente. O setor de Tecnologia da Informação fez um ótimo trabalho, não mediu esforços para que tanto a eleição quanto a contagem de votos fosse rápida e eficaz. Além do fator segurança, sentimos que o público eleitor ficou muito satisfeito com a tecnologia apresentada e a rapidez para votação. Conseguimos evitar filas e aglomerações, além de termos conseguido com a nova forma de eleição mais funcionários se prontificando em votar”, finaliza Regiane.

Fotos: Divulgação

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Cipa é estabelecida pela Norma Regulamentadora – NR 05 – da Secretaria do Trabalho e Emprego e tem por objetivo auxiliar em ações de prevenção dos acidentes e doenças decorrentes do trabalho; evidenciando em informativos, ações e planejamentos, a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

A eleição é estabelecida na NR 05 e é necessária para que os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sejam eleitos por meio de votação secreta e apenas colaboradores da empresa podem participar do processo.

 

 

 

 

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