A partir do dia 3 de agosto, plástico, vidro, metal e papel poderão ser trocados por tickets para a compra de alimentos na Feira da Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi). Os rejeitos recicláveis serão coletados no pátio do Terminal Rodoviário de Içara, onde funciona a feira, todas as sextas-feiras. A coleta será realizada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis “Por um Amanhã Melhor”, que também fará a triagem do material.
O presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara, Ivan Réus Viana, explica que o lixo deve ser limpo para que possa ser aceito pelos coletores. “Reforçamos a importância do material ser entregue sem rejeito orgânico. Hoje essa é uma das dificuldades que os coletores estão encontrando para fazer a triagem do material recolhido nas residências”.
Como irá funcionar
O projeto, realizado pela Fundai em parceria com a Coopafi e Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, funcionará das 7h às 11h. O cidadão receberá R$ 0,50 de vale feira por quilo de rejeito. “Por meio desta iniciativa, todos saem ganhando: o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os agricultores locais”, coloca o chefe do poder executivo de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.
“Vale destacar a geração de renda para as famílias. O lixo reciclável, que até então seria descartado, agora será transformado em vale para a compra de alimentos na feira”, completa a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda Fabiana do Amaral.