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Plantão Digital: Polícia Civil e PM procuram se adequar ao novo modelo de serviço

De acordo com delegado regional, a decisão é da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Toda mudança gera algum tipo de transtorno, e isso está acontecendo no trabalho realizado pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) em parceria com a  Polícia Militar (PM) de Criciúma e região. O motivo é o novo formato de trabalho implementado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina(SSP/SC). A alteração,  na opinião da PM, provoca demora na liberação dos policiais quando chegam na Delegacia de Polícia para registrar uma ocorrência de flagrante.

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Há cerca de 30 dias a Polícia Civil de Santa Catarina implantou na região o Plantão Digital, assim, só um delegado trabalha no plantão policial na Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Criciúma. O departamento recebe os suspeitos presos e materiais apreendidos para realizar os procedimentos policiais.

Com isso, todas as ocorrências de flagrantes, realizadas pelos policiais militares na Região Carbonífera e no Extremo Sul Catarinense são atendidas pelo único delegado de plantão, seja de forma presencial ou virtual. O objetivo do projeto é melhorar a gestão dos recursos públicos, diminuindo deslocamentos desnecessários e aumentando a eficiência dos trabalhos policiais.

Na visão do comandante Sandi Sartor, tenente-coronel do 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma, os PMs estão enfrentando dificuldades com o novo modelo de trabalho. “Em alguns momentos se formam filas enquanto o flagrante é redigido. As guarnições da Polícia Militar ficam aguardando a liberação para sair para uma nova ocorrência. Como a delegacia acaba atendendo outros municípios, aumenta a espera por parte da PM”, explica.

Ainda segundo o comandante, algumas cidades que possuem somente uma viatura da Polícia Militar, como é o caso de Treviso,  ficam desprotegidas até a conclusão da ocorrência para retornar as rondas policiais.

Posição da Polícia Civil

De acordo com o delegado Regional de Criciúma, Vitor Bianco Júnior, a mudança no formato de atendimento aos policiais militares nas prisões em flagrantes, é uma decisão estadual e que já está em funcionamento em outras delegacias de Santa Catarina. “A intenção do projeto é de quem existam apenas quatro delegacias regionais: Tubarão, Laguna, Criciúma e Araranguá. E uma sede concentre o atendimento as regionais com um ou dois delegados. Este projeto já está funcionando em Florianópolis e no Oeste. Agora foi implantado aqui na Região Sul”, afirma.

Ainda segundo Bianco, trabalham no plantão um delegado, um escrivão e quatro policiais civis para atender as ocorrências da Polícia Militar. “O atendimento na delegacia leva em torno de 40 minutos para ser realizado. Se tiver dez guarnições que fizeram flagrante, não temos como atender todas ao mesmo tempo. Então fizemos por ordem de chegada na delegacia, o que de fato pode causa uma espera por parte dos policiais militares”, explica o delegado.

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