Planejamento de investimentos: o que é e como fazer?

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

Ter um planejamento de investimentos é uma forma segura e eficiente de encontrar a medida certa para fazer seu dinheiro render. Em um cenário de incertezas econômicas e até mesmo instabilidade, administrar as finanças pessoais, torna-se ainda mais vital.

Conseguir manter-se organizado, com disciplina e foco para realizar o planejamento de investimentos é algo estratégico de se fazer. Afinal, é uma decisão importante de ser tomada sem a devida preparação. Mas, essa nem sempre é uma tarefa fácil e todos nós sabemos muito bem.

O que é planejamento de investimentos?

Podemos entender o planejamento de investimentos como estratégias a serem adotadas rumo aos seus objetivos a curto, médio e longo prazo. É como qualquer coisa importante em nossa vida: antes de sairmos fazendo, pensamos exatamente o passo a passo.

Com investimentos isso não é, e nem pode ser, diferente. Você tem um objetivo e quer alcançar ele. Por isso, você deve montar um plano para conseguir mais rapidamente chegar a ele.

É importante ser assertivo neste momento para não ter que abrir mão de nada importante no seu dia a dia. Somente com um bom planejamento de investimentos você saberá o quanto poderá reservar mensalmente para investir. Caso contrário, será muito difícil manter o foco e seus objetivos, assim, ficarão mais distantes.

5 dicas para fazer um planejamento de investimentos que funcione:

1 – Analise sua situação atual

O primeiro passo, até mesmo para não gerar frustrações e nem problemas futuros, é analisar sua situação financeira atual. Esteja ciente de quanto você tem disponível para investir e organize seu orçamento pessoal. Entenda que uma vida financeira tranquila não significa exatamente ter um alto salário, mas, sim, exercitar bons hábitos na hora de gastar.

2 – Tenha claro seus objetivos

Saber o quanto precisa ser guardado passa, necessariamente, por ter objetivos bem claros definidos. Até porque, que sentido faz guardar e investir dinheiro sem algo para mirar? O que você deseja fazer com os lucros dos seus investimentos? Essas são respostas que só você pode dar. E são elas que indicarão o quanto você precisará guardar e quanto tempo será necessário para tal.

3 – Estabeleça um cronograma

Aqui é o momento de ter claro quando você quer alcançar suas metas. Então, se você deseja um retorno imediato, poderá optar por um plano de investimento mais agressivo e/ou arriscado. De novo: seus objetivos determinarão o cronograma. O que você sonha, levando em conta a quantidade de dinheiro que você dispõe, definirão os prazos que você terá pela frente.

4 – Busque conhecimento

Aprofundar-se no mercado financeiro é uma prática saudável e que você precisa iniciar. Familiarize-se com princípios básicos e vá aos poucos buscando ainda mais conhecimento. Isso é importante para você diversificar seus investimentos e moldar um plano que faça ainda mais sentido para o que você busca.

5 – Considere sempre novas opções

Diversificar é importante em todos os momentos da vida. Na hora de investir, considere opções que são igualmente atraentes. Uma delas é a crowdfunding de investimentos. Essa modalidade coletiva traz segurança e abre um leque para novas oportunidades. Com um valor inicial baixo e dentro de uma comunidade de investidores iniciantes e profissionais, é possível ser rentável de maneira efetiva.

#dicas, #dinheiro, #Economia, #investimentos