PL para botão de pânico nas escolas será apresentado na Alesc

Começa a tramitar na Assembleia Legislativa de SC (Alesc), um projeto de lei para a instalação de um “botão de pânico” nas escolas catarinenses. O objetivo é dar mais mecanismos de segurança para as instituições de ensino do Estado.

O projeto é de autoria do deputado estadual, Kennedy Nunes (PSD). Esse botão ficaria na mesa do diretor do colégio que iria acionar a polícia da cidade a qual pertence. De acordo com o deputado, é preciso dar maior atenção aos casos de violência envolvendo escolas no país. “Precisamos reforçar a política de segurança nas escolas, proporcionando um ambiente mais seguro aos alunos, professores e funcionários”, completa Nunes.

O “botão de pânico” é um dispositivo eletrônico de segurança preventiva, com GPS e sistema de gravação do som ambiente. Diante de uma situação de risco, a direção da escola poderá acionar o botão, alertando a autoridade policial sobre a necessidade de uma intervenção emergencial.

Ainda será preparado todo um trabalho com os alunos sobre ataques deste nível. Como agir em situações de emergência. Tanto em casos de violência quanto em questões ambientais. “Vamos preparar toda uma atividade em cima desta questão nas escolas. E o botão de emergência é o último recurso que deve ser usado”, conclui o deputado.

#escolas, #violência, Alesc, Santa Catarina