Anúncio

Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos, começa a funcionar

Após meses de preparação, o Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, começa a funcionar nesta segunda-feira, 16, para todos os cidadãos do país. A promessa é oferecer um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido, com transações financeiras em até dez segundos, que poderão ser realizadas sete dias por semana, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, além de possibilitar a realização de transferências digitando apenas o celular, CPF ou e-mail – as famosas chaves Pix – e pagamentos por meio de QR Codes.

Anúncio

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

As chaves nada mais são que uma forma de identificar o usuário dentro do ecossistema Pix. Elas funcionam como o endereço da sua conta no novo sistema, ou um “apelido” da conta, como definiu o BC. Já os QR Codes são códigos de barras bidimensionais, os quadradinhos que ficaram conhecidos durante as lives da quarentena. Na prática, o usuário precisará entrar no aplicativo da instituição financeira e escanear o código com a câmera do smartphone para efetuar pagamentos.

Tanto pessoas físicas, como pessoas jurídicas já terão acesso aos recursos do sistema por meio de suas respectivas instituições financeiras e poderão fazer transferências, pagamentos e cobranças de valores a partir de hoje. São 762 instituições financeiras autorizadas pelo BC a participar do Pix.

 

Por InfoMoney

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.