Pesquisadoras de escola em Criciúma apresentam projetos em conferência na África do Sul
Evento reuniu especialistas de diferentes países para falar sobre mercúrio como poluente global
As pesquisadoras do Centro Tecnológico Satc, Josiane Neves e Raiane da Cruz, representaram a Satc Negócios na 16ª Conferência Internacional sobre Mercúrio como Poluente Global (ICMGP 2024). O evento ocorreu no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo, na África do Sul, e reuniu especialistas de diferentes países.
A ICMGP é um evento de destaque para especialistas e interessados na ciência e no gerenciamento do mercúrio como contaminante em escalas locais e globais. Durante a conferência, as pesquisadoras apresentaram dois projetos desenvolvidos em parceria com a Copel Energia: ‘Métodos de amostragem e técnicas para determinar o mercúrio em emissões atmosféricas.’ e ‘Emissões de mercúrio de carvão a partir de testes em planta piloto de combustão.’
“Participar da conferência foi extremamente valioso por várias razões. Em termos de atualização das pesquisas e tecnologias, foi possível verificar o que está sendo pesquisado e desenvolvido. O networking também foi uma oportunidade importante para conhecer e colaborar com outros pesquisadores e cientistas, trocar experiências e ideias, e entender os desafios enfrentados por eles”, destacou Josiane.
Além disso, as pesquisadoras da Satc puderam aprender mais sobre políticas e regulamentações globais relacionadas à redução da emissão de mercúrio. “Observar o que diferentes países estão desenvolvendo nessa área é muito enriquecedor”, completou a pesquisadora.