Notícias de Criciúma e Região

Pesquisadora da Unesc será palestrante na Capital da Polônia

Sabrina Arcaro será palestrante convidada, na 9ª Conferência de Processamento Cerâmico, para apresentar sua pesquisa voltada à temática de biomateriais

A força da Pesquisa da Unesc estará em destaque para todo o mundo na 9ª Conferência de Processamento Cerâmico (Shapping 9), em Varsóvia, na Polônia. A Universidade será representada pela professora e pesquisadora convidada, Sabrina Arcaro, no evento que ocorre de 25 a 27 de setembro.

O convite para que Sabrina integrasse o seleto grupo de palestrantes do evento, foi recebido com entusiasmo. “Fui convidada pela Sociedade Europeia de Cerâmica, com sede na Bélgica, para ser palestrante desse evento, com todos os custos arcados pelos organizadores, ou seja, não é uma apresentação de trabalho, mas sim uma participação especial devido a minha pesquisa voltada à biomateriais, tema da Conferência”, comentou Sabrina.

Ela ministrará a palestra “Colloidal Processing for Porous Calcium Phosphate-Niobium Oxide Ceramics: The Pathway to Enhancing Bone Grafts for Hard Tissue Repair”, traduzindo,  “Processamento coloidal de cerâmica porosa de fosfato de cálcio-óxido de nióbio: o caminho para melhorar enxertos ósseos para reparo de tecidos duros”, fruto de intensa pesquisa junto a sua equipe na Unesc. A pesquisadora dividirá espaço com cientistas renomados oriundos da República Tcheca, Espanha, Coreia do Sul, França, Suíça, Argentina, Japão e Polônia.

Melhoramento em enxertos ósseos

Conforme Sabrina, o processamento coloidal para obtenção de cerâmicas porosas são processos a partir de  suspensões que visam a obter estruturas tridimensionais que mimetizam um osso. “Os fosfatos de cálcio são os biomateriais utilizados para essa obtenção. Na palestra, mostrarei como o nióbio pode ser usado como um dopante para melhorar as propriedades biológicas e mecânicas, a fim de melhorar o reparo de tecido duro. Vou apresentar aos ouvintes as formas de processamento que utilizamos aqui na Universidade, como sintetizamos os materiais e a obtenção de enxertos de ossos artificiais”, destaca.

O estudo apresentado é desenvolvido com apoio das acadêmicas sob sua orientação : Djeisa Pasini e Natália Morelli Possoli, respectivamente, doutoranda e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais (PPGCEM), das estudantes de Biomedicina em Iniciação Científica de forma voluntária, Iasmin Grassi, Camila de Guimarães Machado Barbosa e Natália Colonetti. A equipe ainda conta com a colaboração de Daiara Floriano, da empresa DNPRIME Biomateriais.

Escola de Verão na Polônia

Em paralelo à estada em Varsóvia, a pesquisadora participará ainda, nos dias 24 e 25 de setembro, da Escola de Verão. “Será uma oportunidade de aprendizagem ímpar, voltada para o saber de como transformar a ideia cerâmicas em produtos reais. O evento tem sempre como objetivo enriquecer o conhecimento dos participantes sobre os temas de processamento cerâmico e isso será muito bom”, explicou a pesquisadora.

Você também pode gostar