NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

PELO ESTADO: inadimplĂȘncia sobe em setembro

Santa Catarina registrou alta de 0,4% no nĂșmero de inadimplentes em setembro, segundo informação divulgada nesta sexta-feira pela Federação das AssociaçÔes Empresariais (Facisc). No acumulado setembro de 2018 a setembro de 2019, a inadimplĂȘncia cresceu e chegou a 6,4%. Entre as cidades pesquisadas, os maiores crescimentos aconteceram em SĂŁo Bento do Sul (1,25%), Rio do Sul (1,15%) e Joinville (0,97%). Por outro lado, registraram as maiores quedas no nĂșmero de devedores Lages (-0,44%), TubarĂŁo (-0,17%), e Caçador (-0,02%). O estudo tambĂ©m apurou o Ă­ndice de recuperação de crĂ©dito. Segundo os dados, houve queda de -4,2% no perĂ­odo. As cidades que registraram as maiores altas foram ChapecĂł (4,7%), CriciĂșma (4,5%), e Rio do Sul (4,4%). No acumulado dos Ășltimos 12 meses, a recuperação de crĂ©dito avançou 9,8%. Segundo o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues, os consumidores catarinenses, depois de alguns anos, começam a apresentar problemas com relação ao pagamento de suas dĂ­vidas. A recuperação de crĂ©dito cresce tambĂ©m, mas em ritmo mais acelerado. “Isso se dĂĄ porque Santa Catarina tem uma recuperação do crescimento econĂŽmico mais acelerada do que acontece no Brasil”, disse. “Com o maior volume de vendas no comĂ©rcio e a volta do consumo, uma parte dos consumidores jĂĄ registram dificuldades em honrar seus compromissos. Com o aumento do emprego e a recuperação da renda, boa parte das famĂ­lias catarinenses vĂȘm registrando um reequilĂ­brio mais vigoroso das dĂ­vidas”, completou. Para o resultado acumulado em 12 meses, a inadimplĂȘncia registrou queda de -3% no Brasil. JĂĄ a recuperação do crĂ©dito registrou queda de -3,3% no paĂ­s durante o mesmo perĂ­odo.

Entre em nosso grupo e receba as notĂ­cias no seu celular. Clique aqui

Modelo sustentĂĄvel

O presidente da Associação das InstituiçÔes de MicrocrĂ©dito e Microfinanças da RegiĂŁo Sul do Brasil (Amcred-Sul), Marcio Rossini, estĂĄ Ă  frente da organização do V Encontro do Programa de Microfinanças, marcado para o dia 19, na sede do Sebrae-SC (Parque Tec Alfa), em FlorianĂłpolis. Rossini apontou como destaque do evento a comemoração dos 20 anos do microcrĂ©dito e da parceria com o Badesc. “Este Ă© o ponto principal, porque alcançamos um modelo sustentĂĄvel”, definiu. AlĂ©m dos primeiros diretores das Oscips, que vĂŁo relembrar a histĂłria do microcrĂ©dito no estado, foi convidado para palestrar sobre o Momento do CrĂ©dito no paĂ­s o presidente do SPC Brasil, o catarinense Roque Pellizzaro Jr. Outro ponto alto do evento serĂĄ a entrega de prĂȘmios do Concurso de Talentos em duas categorias – Agentes de CrĂ©dito e Empreendedores.

NĂŁo ficou calado “O Brasil vive uma democracia consolidada, o que garante aos cidadĂŁos clareza sobre deveres e segurança sobre os direitos. A manutenção da democracia, com o fortalecimento e aperfeiçoamento das instituiçÔes, sĂŁo fundamentais para que sigamos o rumo do desenvolvimento social e econĂŽmico.” A manifestação Ă© do governador Carlos MoisĂ©s, nesta sexta-feira (01), Ă  manifestação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre a volta do regime de exceção AI-5, que marcou os anos mais duros do regime militar no Brasil. Mesmo sendo do mesmo partido do deputado, MoisĂ©s foi que se manifestou com mais veemĂȘncia sobre o assunto em Santa Catarina.

Vale lembrar que Moisés jå disse que não sai do PSL no caso da debandada de alguns nomes nacionais, como o do próprio presidente Bolsonaro, que tem tido embates frequentes com a direção da sigla. O governador fala que antes de concorrer ao cargo tratou de aprofundar o conhecimento sobre o ideårio do PSL. E afirma que concorda com as bandeiras sociais e liberais da sigla.

Incentivo fiscal Como uma das vozes mais contundentes no debate sobre incentivos fiscais dentro da Assembleia Legislativa, o deputado Milton Hobus (PSD) nĂŁo estĂĄ angariando muita simpatia dentro do Executivo. Ainda assim, saiu satisfeito de uma reuniĂŁo que teve com o secretĂĄrio de Estado da Casa Civil, Douglas Borba. O acirramento Ă© mesmo quando o assunto Ă© benefĂ­cio fiscal.

Fogo no parquinho? A principal comissĂŁo da Assembleia Legislativa, de Constituição e Justiça (CCJ), teve sua composição alterada. É que a bancada do PSL resolveu fazer um rodĂ­zio meio fora de Ă©poca. Sai o Coronel Mocellin, que estava na CCJ desde o começo do ano, e entra Ana Campagnolo. A mudança foi informada por meio de ofĂ­cio assinado pelo deputado Sargento Lima, lĂ­der da bancada pesselista, que, por sua vez, acabou de assumir o posto no lugar de Ricardo Alba, campeĂŁo de votos. Outra mudança da semana foi a saĂ­da do PSL do bloco que mantinha com o PL.

Audiovisuais para a TVAL Divulgado nesta sexta-feira (01) o resultado da Seleção Concurso TVAL de Audiovisuais Catarinenses. A iniciativa, inédita no Parlamento, é parte das comemoraçÔes pelos 20 anos da TV da Assembleia Legislativa. As séries selecionadas receberão R$ 25 mil cada e os filmes, R$ 8 mil, além da exibição do material na TVAL. O resultado estå no link bit.ly/2N8AfNV

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar