Notícias de Criciúma e Região

Pelas mãos de voluntários, tradicionais tapetes de Corpus Christi ganham forma

Em forma de mutirão, um grande grupo compôs a decoração na rua da Paróquia Santa Bárbara

Foi por volta das seis horas da manhã, desta quinta-feira, 8, que voluntários das dez comunidades que fazem parte da Paróquia Santa Bárbara se reuniram. Em forma de mutirão, um grande grupo compôs o tradicional tapete, na rua da igreja, em Criciúma para a procissão de Corpus Christi, às 10 horas. Cartazes, pó de serra coloridos, tampinhas de garrafas, flores foram alguns dos materiais utilizados para o trabalho que envolveu em cada detalhe jovens, adultos e crianças.

Com muito capricho, Nalva Marques e a filha, Rafaela, sete anos, da comunidade de Vila Zuleima, faziam a composição do tapete. Ministra da comunhão, ela diz que é um prazer em poder ajudar a enfeitar a rua. “A gente celebra o Corpo de Cristo, a partilha, então estar em comunidade, lembrando coisas de Deus é muito gratificante. Nem ligamos em ter que acordar cedo”, fala entre sorrisos.

A alegria em poder colaborar com a atividade, fez com que o morador do bairro Mina do Toco, Wilson de Oliveira, prestasse atenção, a cada detalhe. “São vários anos que nos dedicamos a esse trabalho para Jesus. Ele merece. Corpus Christi é a festa maior da igreja. A gente faz com muita dedicação e carinho por amor a Deus”, destaca.

Neste ano os temas abordados foram a Eucaristia, Ano Jubilar e o Ano Vocacional. Cleusa Fidel é coordenadora do Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) do bairro Operária Nova e recorda que vinha com a mãe ajudar na confecção dos tapetes. “Ela preparava tudo. Encapava as tampinhas de garrafas, trazia os enfeites, café e vinha aqui para a Santa Bárbara. Eu junto, claro e comecei a me envolver. Participo há muitos anos.  É muito gratificante estar aqui, pois a nossa fé nos diz que Jesus, merece todo o nosso amor, o nosso sacrifício. Pois o sacrifico maior ele fez. O que fazemos aqui é pouco para retribuir, tudo o que Ele fez e continua fazendo por nós”, ressalta.

Wilson Buss, pároco da Paróquia Santa Bárbara, destacou o grande mutirão feito pelas pessoas para celebrar o Corpus Christi. “Hoje estamos comemorando o aspecto festivo da Eucaristia, onde levamos Cristo às ruas. O Cristo presente em cada pessoa. Onde a solidariedade deve existir acima de tudo”, destacou o pároco.

 

Você também pode gostar