Notícias de Criciúma e Região

Pedras Grandes comemora 145 anos de imigração italiana

São diversas atividades para celebrar a cultura italiana culminando com a Festa da Colônia Azambuja

A programação oficial dos 145 anos de Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina e fundação da Colônia Azambuja 1877 teve início na última segunda-feira, 25 e segue até o domingo, 01, em Pedras Grandes. São diversas atividades para celebrar a cultura italiana na região, culminando com a Festa da Colônia Azambuja no final de semana.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Todos os shows, palestras e atividades, a exceção da gastronomia, serão gratuitos, com transmissão online na página https://www.facebook.com/festadacoloniaazambuja1877 , promovidos pela Prefeitura Municipal de Pedras Grandes, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes. “ O evento destaca a história e o legado dos pioneiros que vieram da Itália a partir de 1877″,  destaca o prefeito de Pedras Grandes e presidente da Amurel, Agnaldo Filippi.

Homenagem aos pioneiros no cemitério de Azambuja

Esta quinta-feira, 28,  marca a chegada das primeiras famílias de imigrantes à Azambuja. Pela manhã, aconteceu uma homenagem aos pioneiros no cemitério da cidade, com a colocação de uma corbélia de flores pela memória dos imigrantes. Neste mesmo dia será aberto a visitação o Museu Estação Pedras Grandes e às 20 horas estreia do documentário 145 anos da Imigração produzido pela UNITV.

Amanhã, sexta-feira, 29, acontecem em Azambuja duas atividades acadêmicas, sendo a primeira às 9 horas, sobre agroturismo: um novo conceito de negócios e o segundo, a partir das 14 horas, o Seminário Internacional sobre Imigração Italiana. A partir das 19 horas, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), se transfere para Azambuja, com a realização de uma sessão especial destinada a comemorar os 145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina e fundação da Colônia Azambuja 1877. Haverá também um show no pavilhão de eventos, com bandas para a juventude.

Corte está presente em todo os dias do evento – Fotos: Divulgação

No sábado, 30, às 8 horas será inaugurada a Festa da Colônia Azambuja 1877, com abertura da Feira de Turismo da Rota da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina, programas de rádio e televisão, apresentações de música italiana e o Tombo da Polenta, a cargo do grupo Amicci della Polenta. À tarde continuam os shows com artistas da região, anúncio do vencedor do concurso para escolha da música oficial e às 20 horas sobe ao palco o tenor Rinaldo Viana, que começou a carreira vencendo o programa de calouros apresentado por Raul Gil.

Domingo, dia 1º de maio, a programação começa às 10 horas, com a santa missa em italiano na Igreja São Marcos de Azambuja. Logo a seguir, será realizado o desfile das famílias, representando a chegada dos imigrantes italianos. O almoço comunitário será servido no salão da igreja, e ao mesmo tempo, acontece a segunda edição do tombo da polenta. À tarde, diversos grupos musicais da região se apresentam no palco principal da festa e às 18 começa o show nacional de encerramento, com Mister Paco, ex-vocalista da banda Os Incríveis, e apresentação da formação inicial da Banda Matusa.

Você também pode gostar