Peça teatral celebra uma década da Turminha do Futuro

 

A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber comemora neste ano os retratos de uma década de existência. Para celebrar estes dez anos uma atividade especial será realizada na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) no próximo dia 19, às 19h30. Uma peça teatral desenvolvida pelos alunos do quarto ano do Colégio Marista demonstrará todas as sete viagens realizadas pela Turminha do Futuro. De acordo com a pedagoga do projeto, Marlene Marcus Larangeira, estão envolvidas na apresentação denominada de “Minha Cidade, Minha História, Minha Vida” 84 crianças, que já participaram da iniciativa.

A Turminha do Futuro atende estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma, proporcionando viagens e visitas de estudos para alunos das terceiras e quartas séries entre sete e dez anos. Desde 2007, já passaram pela iniciativa 4.770 estudantes em 1.302 viagens pela cidade, sendo que neste ano 132 alunos de cinco instituições de ensino participaram da ação.

O projeto fornece aulas vivas nas quais os alunos podem ver, ouvir, tocar, perguntar, pensar e se encantar. Durante as viagens e visitas, os pequenos conhecem as colonizações, desvendam a cultura, o folclore e as tradições da cidade. Os alunos descobrem como cresceu e desenvolveu o município, além de visitarem indústrias, o comércio e interagirem com os três poderes.

Conforme Marlene, o projeto de caráter complementar ao conteúdo curricular, os estudantes vivenciam todas as didáticas na prática. Posteriormente, estes conteúdos são complementados em sala de aula com as professoras das classes participantes. No ano em que o projeto comemora dez anos de atividades, o ônibus que transporta as crianças foi todo repaginado, ganhando uma nova plotagem, trazendo mais conforto e beleza aos estudantes.

A idealização do projeto

A Turminha do Futuro surgiu quando os empresários do transporte coletivo urbano de Criciúma (Auto Viação Critur, Grupo Forquilhinha e Zelindo Trento & Cia – ZTL) se propuseram apoiar a comunidade no desenvolvimento da educação, financiando o projeto.

A partir de então, a Turminha do Futuro passou a ser idealizada por Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer, pedagoga com especialização em Orientação Educacional e Administração Escolar. Iracema iniciou suas atividades na década de 50 como professora primária, lecionou por duas décadas na Unesc e atualmente presta consultorias para empresas em projetos de responsabilidade social.

Em agosto deste ano, pelos dez anos, o projeto recebeu na Câmara de Vereadores de Criciúma uma Moção de Aplausos. Iracema, os empresários incentivadores e os demais envolvidos no projeto foram homenageados no Legislativo.

Durante o ano, o projeto realiza sete percursos pela cidade com a metodologia de aulas vivas, cada um deles abordando um tema distinto.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.