Reforma tributária e educação entre os temas dos prefeitos em Brasília
24ª Marcha dos Prefeitos acontece esta semana em Brasília e traz temáticas importantes do movimento municipalista. Entre os temas em discussão, a reforma tributária e a busca por uma Educação de qualidade nas escolas públicas municipais. As discussões se estendem até a quinta-feira (30). Com o tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”, esse é o maior evento em defesa da causa municipalista do país. No painel da educação, o debate se amplia para o financiamento da educação municipal, programas federais, creches, piso do magistério, além do Fundeb. Especialistas ressaltam que a troca de informações e experiências entre os prefeitos e secretários de Educação é fundamental para que o ensino público avance no Brasil. É preciso falar sobre o financiamento da Educação de qualidade e as muitas possibilidades de transformação social oferecidas pelo processo de ensino e aprendizagem no país. A Marcha dos Prefeitos é promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sempre em Brasília, no Distrito Federal. O encontro trata de assuntos relacionados à administração e gestão municipais, promovendo diálogos com membros da sociedade civil organizada e representantes do governo federal e do Congresso Nacional.
Bolsonaro voltando ao Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro está voltando ao Brasil nesta quinta-feira (30). Segundo informações a chegada está prevista por volta das 7 de manhã, em Brasília, através de um voo comercial. Analistas acreditam que ele, ao voltar, retome as atividades normais e volte a liderar a oposição ao Governo Lula. Além disso, há previsão de que ele possa viajar pelos estados, ao lado da esposa Michelle, visando estimular novas lideranças para as eleições municipais de 2024, de olho também em 2026. Por outro lado, o retorno de Bolsonaro deverá ser o maior assunto no país, neste dia, provocando, inclusive, reações das bases do atual governo. Sabe-se que o ex-presidente não terá vida fácil no Brasil, mediante a possíveis perseguições políticas. Uma grande recepção está sendo organizada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Segurança nas escolas: Chapecó sai na frente em Santa Catarina
Na manhã do dia 4 de maio de 2021, Fabiano Kipper Mai, 19 anos, entrou em uma creche no município de Saudades e, com uma adaga — espécie de espada —, golpeou fatalmente duas professoras e três bebês. Outra criança, também com menos de dois anos, foi socorrida a tempo de se recuperar. Neste dia, estive pessoalmente no local. Uma tragédia inexplicável. A partir de então, o pensamento de alguns gestores passou a ser a ampliação da segurança nas escolas para evitar possíveis atos do gênero, no futuro. Em Chapecó, o prefeito João Rodrigues (PSD), anunciou novos investimentos. Licitou a compra de portões eletrônicos e detectores de metal, inicialmente, para 12 unidades escolares. Além disso, através de convênio do Governo do Estado, o Município pretende contratar para cada escola um segurança. Com esses investimentos, Chapecó passará a ter 17 estabelecimentos de ensino com detector de metal e porta eletrônica para dar segurança aos pais e professores. Chapecó saiu na frente e já instalou no início desse ano, equipamentos em cinco escolas, para trazer segurança para professores e alunos, além de sossego para os pais. Segundo o prefeito, o detector de metal e porta eletrônica ajudam e resolve o problema, pois dificulta o acesso, atrasa a ação de bandidos, pois dificilmente eles conseguirão entrar em um estabelecimento.
Treinamento
Ainda de acordo com o prefeito João Rodrigues, os profissionais que atuam nas escolas também passarão por treinamento para que estejam devidamente preparados para atuarem em caso de eventualidades. Além disso, a intenção do município é contratar policiais aposentados, para que voltem a ativa e atuem na segurança e cuidado das escolas. Para tanto, trabalha buscando conveniar com o Governo do Estado, para tornar a ideia uma prática e que pode trazer muitos benefícios à comunidade. A Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, ressaltou que a segurança nas escolas é uma preocupação constante, especialmente pelos casos que são registrados em outros municípios, estados e países. “É uma preocupação não só dos profissionais da educação, mas das famílias e da comunidade. Precisamos estar prevenidos”, comentou. O Município de Chapecó vem fazendo o possível para evitar atos, como o que ocorreu na última terça-feira (27), quando uma professora morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas após serem esfaqueadas em uma escola da Zona Oeste da capital paulista na manhã da terça-feira (27). O agressor, um aluno de 13 anos, foi apreendido após ser imobilizado e desarmado por duas professoras.