Presidente Lula em Santa Catarina pela primeira vez na atual gestão
A política catarinense irá estar movimentada durante a manhã desta sexta-feira, diante da visita do presidente Lula / Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Santa Catarina nesta sexta-feira (9), pela manhã. Juntamente com alguns ministros, entre eles, dos Transportes, Renan Filho e o da Casa Civil, Rui Costa, ele irá participar da inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Está também confirmada a presença do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima (PT), o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, entre outros. Por outro lado, não será desta vez que o governador Jorginho Mello (PL) irá compartilhar do mesmo espaço, ao lado de Lula, dentro do Estado, por mais que esta seja a primeira vez que o Presidente visita Santa Catarina no atual mandato. A vice-governador Marilisa Boehem e o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper (MDB), irão representar o Governo. Juntos, ainda deverão acompanhar, em Itajaí, o lançamento ao mar da Fragata Tamandaré, no Estaleiro Brasil Sul. Em suma, parlamentares ligados ao Partido dos Trabalhadores e demais simpatizantes deverão também fazer parte dos eventos.
Enquanto isso, Jorginho Mello está no Espírito Santo
A agenda no Espírito Santo, compromete o governador Jorginho Mello até sábado (10), durante o encontro dos governadores das regiões Sul e Sudeste, denominado de Cosud. A reunião dos gestores estaduais faz parte de uma ação estratégica de integração de forças dos sete estados em pautas comuns definidas pelos governadores. Nesta edição, o grupo tem como foco a Segurança Pública e o tema fiscal da dívida pública dos estados com a União. A abertura foi realizada nesta quinta. Além disso, a mobilização dos governadores envolve cooperações nas áreas de proteção a desastres naturais, reforço em ações de Segurança Pública contra o crime organizado, entre outras.
Força dos estados
Os sete estados do Sul e Sudeste, juntos, têm mais de 114 milhões de habitantes. Esse total corresponde a 56,5% da população brasileira. Na economia, esse percentual é ainda maior, representam 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Criada a Frente Parlamentar do estudo técnico em SC
Uma visão diferenciada se instala na Assembleia Legislativa, ao ser criada uma Frente Parlamentar visando fortalecer o ensino técnico em Santa Catarina. O grupo de trabalho irá promover estudos dentro do campo, afim de desenvolver um modelo de educação que possa ampliar a formação de obra qualificada, e obviamente, atender demandas do mercado de trabalho. A iniciativa tomou por base, pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelando que 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem obter um emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso. É nesse sentido que o trabalho da Frente Parlamentar irá ter prosseguimento, ou seja, encontrar meios para ampliar a formação técnica de jovens para o mercado de trabalho. A nova Frente será coordenada pelo deputado estadual Mário Motta (PSD) e como membros os parlamentares Fernando Krelling (MDB), Marquito (PSOL) e Matheus Cadorin (NOVO). Mas, eles não vão atuar isoladamente. Terão que buscar a participação de entidades da sociedade civil e órgãos governamentais.
Contato com a coluna: [email protected]