Piso da enfermagem sofre nova derrota no Supremo Tribunal Federal (STF)
Barroso é relator do caso e havia expedido liminar no último domingo (4) suspendendo o piso – Foto: Carlos Moura/ Divulgação STF
A categoria esperava por uma decisão que lhe devolvesse o direito de usufruir da lei que garante o novo piso salarial. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou formando maioria pela suspensão. Sendo assim, seis dos 11 magistrados mantiveram a decisão que pede mais explicações sobre a origem da verba utilizada para o reajuste salarial da categoria. Vale lembrar que no início do mês, o ministro Luís Roberto Barroso decidiu pela suspensão da lei 14.314/2022. Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin votaram para derrubar a suspensão. A curiosidade está na derrota do Congresso. A lei do piso nacional de enfermagem foi aprovada pelos deputados, após meses de discussão em todas as comissões, até a votação em plenário. Como se vê, uma lei decidida pelos representantes da sociedade, eleitos para isso, não tem mais validade, diante da corte suprema. Pelo menos, por enquanto. O julgamento segue até esta sexta-feira (16) e os ministros podem alterar seus votos ou pedir a interrupção da pauta. Ainda não votaram Luiz Fux e Rosa Weber.
Lula no Sul do País
O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Coligação Brasil da Esperança, começa a jornada de campanha no Sul do Brasil, neste final de semana visitando Porto Alegre, onde participa do ato Todos Juntos pelo Rio Grande do Sul, 17h, no Largo Glênio Peres. Já em Santa Catarina, a visita será em Florianópolis, no domingo (18), na Praça Tancredo Neves, em frente a Alesc. O ato será amparado com forte esquema de segurança, desde o deslocamento do candidato, que será feito com escolta. A Polícia fará o controle de toda a movimentação, inclusive, com monitoramento de câmeras montadas junto ao 4º Batalhão da PM. Além disso, haverá reforço policial, vindo de cidades vizinhas. Afinal, o que tudo isso indica? Justamente àquele que teoricamente está à frente das pesquisas, porém, na prática, sem popularidade, e condicionado a viajar sob total aparato de segurança por onde passa. Em Florianópolis, as forças de segurança se reuniram esta semana e planejaram o que deve ser feito para evitar contratempos.
Gean Loureiro no Oeste
A campanha está chegando na reta final. Os candidatos prosseguem visitando as regiões, na tentativa de conquistar os eleitores. Nesta corrida está o candidato a Governador de Santa Catarina, Gean Loureiro, que estará em municípios do Oeste catarinense nesta sexta-feira (16) e sábado (17) para cumprir agenda de compromissos e visitas. Pela manhã participa de encontro de lideranças em Florianópolis. Pretende almoçar em União do Oeste, e seguir visitando outras localidades oestinas como Modelo, Serra Alta e Paraíso. À noite estará em São Miguel do Oeste. No sábado pela manhã, Gean participará de debate promovido pela Rede Peperi, ainda em São Miguel do Oeste. Depois, os encontros com lideranças continuam nas cidades de São José do Cedro, Iporã do Oeste, Riqueza e Caxambu do Sul. Assim, os demais candidatos devem estar também com suas agendas extremamente apertadas. Divulgo a de Gean, porque diariamente recebo as informações da assessoria.
Vice de Jorginho Mello
A assessoria do candidato Jorginho Mello também exerce o envio de informações. Desta vez, o desataque é para a participação da candidata a vice-governadora, a delegada Marilisa. A informação dá conta de que ela participou na quarta-feira, grande encontro com mulheres e reforçou a campanha do 22 em Joinville. A vice, com 30 anos de experiência na segurança pública, 25 só na Delegacia da Mulher, está convocando as mulheres a fazerem a diferença no processo eleitoral. A delegada destacou que, no governo, irá atuar firme para combater a violência doméstica e estimular o empreendedorismo feminino. Aliás, notadamente, os vices têm tido pouca aparição via assessorias, de forma mais independente. Se você parar para pensar, não saberá dizer de pronto, quem são todos eles.