Notícias de Criciúma e Região

O dia em que o mundo perdeu a rainha Elizabeth

Eis um fato que mexeu os corações das pessoas por todo o mundo. A longeva Rainha Elizabeth II reinou por 70 anos, num simbolismo envolto de carisma e de influência. A notícia da morte da monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte está em todas as plataformas de informações, e deverá seguir ocupando espaço nos próximos dias. Aqui, apenas um simples registro. Afinal, ao ouvir os mais diversos analistas, no ar, a preocupação de como deverá se comportar Charles III, como o novo soberano do Reino Unido. Curiosamente, o último ato oficial dela foi o envio de mensagem ao Brasil, na quarta-feira (7) parabenizando o país pelo Bicentenário da Independência e relembrando a visita feita em 1968. Fato que também entra na história.

Oposição vai à justiça contra Bolsonaro

A magnitude do evento de 7 de setembro no Brasil influenciou as narrativas da oposição, com ações no Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) contra o Presidente Jair Bolsonaro, para tentar torna-lo inelegível. A desconstrução do que se viu é natural, diante do que aconteceu. A mobilização de brasileiros nas ruas, de certa forma, incomodou. E, tentar, no tapetão criar fatos para tirar um candidato popular, é atitude de mentes pequenas, e que demonstram fraqueza. Além disso, concordo que não houve apropriação, e sim resgate da Bandeira pelo Presidente e os conservacionistas.

Luciano Hang segue sendo notícia

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o empresário Luciano Hang, além de engrandecer o ato cívico no país do dia 7, lamenta o que ele define como narrativas e Fake News criadas por segmentos da imprensa, para tentar manchar a imagem dele e minimizar a data que foi histórica para a nação. Entre as publicações, falas sobre o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo. Hang disse que o conhece, o abraçou e combinou um jantar numa próxima visita a Portugal. O empresário, na verdade, é extremamente visado. Os “paparazzis” falsos ou verdadeiros, vão sempre falar dele, bem ou mal. A fama do catarinense é enorme.

Multa a Jorginho

Foto: Eduardo Valente

Desta vez não se trata de programa de governo de Jorginho Mello (PL), e sim, o registro de que ele acabou sendo multado em R$ 7,5 mil por ter pago para impulsionar mensagens contra o governador Carlos Moisés (Republicanos). Em decisão, o juiz Sebastião Ogê Muniz e levou em consideração “especialmente o seu acentuado empenho para a concretização da propaganda eleitoral negativa, assim como, uma ampla divulgação do vídeo, nas redes sociais contratadas”, lago que a legislação eleitoral não permite. O assunto envolveu a compra dos respiradores e os R$ 33 milhões investidos. A defesa do candidato do PL informou que em nenhum momento, na ação, havia vídeo com informações negativa contra Moisés, e que a postagem tinha apenas caráter informativo.

Registros

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) recebeu 985 Requerimentos de Registro de Candidatura (RRCs) de 28 partidos políticos para as Eleições Gerais de 2022, que serão as maiores da história de Santa Catarina em número de candidatas e candidatos. Desses pedidos de registro, 136 já foram deferidos e 25 considerados inaptos (22 renúncias, dois indeferimentos e um cancelado). Ainda aguardam julgamento 824 RRCs. Vale lembrar que todos os pedidos de registro serão analisados e julgados pelo TRE-SC até o dia 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno das Eleições Gerais, que acontecem em 2 de outubro. As decisões, intimações e notificações poderão ser acompanhadas pelo Mural Eletrônico.  (Fonte: TER/SC)

Você também pode gostar