No Congresso, página em Portal oferece orientações aos novos deputados eleitos
Na página, a Câmara dos Deputados oferece informações relativas às ações em preparação para a posse parlamentar. São orientações úteis ao exercício do mandato, além dos resultados das eleições de 2022 para deputado federal, até mesmo um Banco de Talentos visando auxiliar os parlamentares na composição de equipes dos gabinetes. Oferece ainda uma base de currículos de servidores comissionados com experiência no assessoramento parlamentar. Também, os novatos podem acompanhar um vídeo explicativo sobre os serviços disponíveis de apoio ao processo legislativo. Além disso, contam com consultoria legislativa e orçamentária; assessoramento técnico, jurídico e regimental; pesquisas bibliográficas personalizadas, entre outras facilidades. O Portal apresenta também o calendário dos eventos ligados à posse parlamentar, notícias e informações sobre o funcionamento dos gabinetes e as regras de uso da cota parlamentar e da verba de gabinete. As ações previstas para o período de outubro de 2022 a março de 2023 constituem o calendário da posse. Enfim, todo o suporte possível para compor seus gabinetes e começarem os trabalhos.
De olho na composição da Mesa Diretora da Alesc
O futuro Governo do Estado, a ser capitaneado pelo liberal Jorginho Mello está de olho nas articulações que devem fechar com a formação da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa. No meu modo de ver, o governador eleito irá, obviamente, querer uma relação pacífica e harmônica com todas as bancadas, até mesmo com a petista. Não é do interesse dele nenhum conflito, pois, independente da condição conservadora, irá precisar de Brasília. Portanto, ele carece de aproximação com os deputados do PT. No entanto, a condição de ter um deputado do Partido dos Trabalhadores na Presidência, é uma ideia distante, mas que pode ser reparada com alguém capaz de aglutinar. Sendo assim, surgem nomes como o de Zé Milton Schffer (Progressistas), num primeiro momento, e costuras para que algum membro da bancada petista possa figurar na condição de vice, ou até mesmo numa futura presidência. Seja como for, os próximos dias serão de muito diálogo, diante da diversidade de nomes que postulam a principal cadeira da Alesc.
Reeleito, Ivan Naatz quer intensificar ações
O advogado e empresário Ivan Naatz (PL), foi reeleito com 45.304 votos. Segundo ele, mais que o triplo do alcançado em 2018. Com base eleitoral no município de Blumenau, onde já foi vereador entre 2013-2016, Naatz atualmente preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e atua como líder do seu partido, o PL. Em 2023, Naatz espera utilizar a experiência acumulada durante os últimos anos e também a força do seu partido para intensificar a sua atuação na Assembleia Legislativa. Ele irá integrar a maior bancada partidária da Casa, com 11 deputados. Ele acredita que vai receber muita resposta nos próximos quatro anos. Até porque sente-se mais experiente, capacitado e conhecedor da Casa, o que vai lhe permitir produzir muito mais.